DE 1889 13/02/2020 17h08 Atualizado às 17h42

Pintura externa do Palacinho começa na próxima segunda-feira

Trabalhos de revitalização do prédio histórico, que já haviam sido anunciados, devem estar concluídos no início do segundo semestre

A pintura externa do Palacinho da Prefeitura de Santa Cruz do Sul inicia na próxima segunda-feira, 17. A assinatura do termo de início do serviço, pelo prefeito Telmo Kirst, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 14, em ato realizado em frente à escadaria do prédio, localizado na Praça da Bandeira, Centro da cidade. A conclusão dos trabalhos é prevista para o começo do segundo semestre de 2020. O trabalho vai ser executado pela empresa Etecon.

A pintura vai ser renovada, mas com manutenção das cores originais: bege e branco. Também devem ser feitas reformas em paredes externas danificadas, consertos em esquadrias e limpeza do telhado. Segundo a licitação para os trabalhos, o investimento é de cerca de R$ 190 mil, em recursos próprios. A última pintura do prédio, segundo a Prefeitura, foi realizada em 2004, mas melhorias pontuais foram feitas depois disso.

Atualmente, o local abriga o Gabinete do Prefeito, a Secretaria Municipal de Comunicação, a Ouvidoria, a Central de Libras, o setor de Licitações, o departamento de Patrimônio e a Comissão de Sindicância.
 

Foto: DivulgaçãoEm janeiro, Prefeitura divulgou projeção de como vai ficar o Palacinho, após a revitalização
Em janeiro, Prefeitura divulgou projeção de como vai ficar o Palacinho, após a revitalização


Histórico
Localizado na Praça da Bandeira, o Palacinho foi construído em estilo neoclássico, lembrando as antigas formas dos templos gregos. O local foi edificado para ser a sede da Câmara Municipal e a resolução para sua construção, na então Praça do Carvalho, partiu dos moradores da Vila de São João de Santa Cruz, através de votação em 1886. A obra foi concluída em 30 de julho de 1889. Pelo seu conceito histórico e arquitetônico, o Palacinho é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. A obra que agora será iniciada foi aprovada pelos órgãos de preservação.

LEIA MAIS:
Revitalização do Palacinho deve começar ainda em janeiro
Como será a revitalização do Palacinho, construído há 130 anos