Eleições 14/02/2020 10h09

Cerca de mil eleitores fizeram a biometria em três dias em Santa Cruz

Prazo se encerra no próximo dia 11 de março. Nesta sexta, cartório funciona entre 9 e 15 horas

Com pouco menos de um mês para o fim do prazo do recadastramento biométrico, cerca de 30 mil eleitores ainda precisam passar pelo processo em Santa Cruz do Sul. Na terça-feira, 11, a Gazeta do Sul publicou uma matéria especial alertando sobre o prazo, que se encerra no próximo 11 de março. Desde lá até o fim da tarde dessa quinta-feira, 13, cerca de mil pessoas estiveram no Cartório Eleitoral para colocar a digital em dia.

A procura tem sido grande e a demanda excede o atendimento do cartório, que é de 400 pessoas por dia. Nesta sexta-feira, 14, quando o atendimento ocorre entre 9 e 15 horas, João Pedro Oliveira, de 68 anos, e Maria Irene da Rosa de Oliveira, de 65 anos, eram os primeiros da fila. O casal veio de Boa Vista e chegou às 6h30. “Sempre fomos deixando para a última hora, foi uma falha nossa. Agora temos que ter paciência”, diz João. Já Maria complementa que eles vieram pois não querem deixar de votar.

A terceira da fila, Teresinha Thomé, 66 anos, que chegou também às 6h30, estava insatisfeita. “Eu não sabia disso, tomei conhecimento na semana passada. Ontem passei aqui na frente e tinha gente no sol, não tem uma cadeira. Nós temos que fazer como o governo quer, quem não faz tem incomodação. Poderiam disponibilizar um espaço maior.”

LEIA MAIS: Demanda excedeu capacidade de atendimento do cartório eleitoral nesta terça

Como funciona
A Central de Atendimento ao Eleitor do Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul funciona na Rua Ernesto Alves, 760. Há nove guichês disponíveis e cada atendimento para o cadastro da digital leva cerca de 15 minutos. A coordenação do setor estima em 400 o número máximo de pessoas que podem ser atendidas em um dia no local, durante as seis horas de expediente. Há atendimento preferencial para eleitores com mais de 60 anos de idade, gestantes e deficientes.

De segunda a quinta-feira, o expediente é das 13 às 19 horas. Nas sextas-feiras, o local fica aberto entre 9 e 15 horas. Sempre na última hora de atendimento é feita a avaliação de quantas pessoas serão atendidas e as demais são liberadas e recebem uma senha preferencial para retornar em outro dia.

O prazo não será prorrogado, mas o atendimento pode ser agendado pelos telefones (51) 3711-3059 e 3717-4738. O recadastramento é parte de um tripé para a segurança do processo eleitoral, juntamente com a urna eletrônica e a identificação biométrica no momento da votação. Os dados coletados vão auxiliar na confecção do RG digital, em um sistema ainda em elaboração.

Quem não fizer a biometria poderá ter o título cancelado. Sem o documento não é possível emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, fica sem receber o salário. Também não é possível fazer empréstimos em bancos públicos e o mesmo vale para matrículas em instituições de ensino.

LEIA MAIS: 31 mil eleitores podem ter o título cancelado em Santa Cruz

Os números
Segunda-feira, 10: dos 103.543 eleitores do município, 30,7% ainda não tinham comparecido, o que significava 31.552 eleitores
Quinta-feira, 13: dos 103.543 eleitores do município, 29,5% ainda não tinham comparecido, o que significava 30.549 eleitores

* Colaboração da repórter Aline Silva da Rádio Gazeta