Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Imunização

Dia D para a vacinação contra o sarampo em Santa Cruz

Imunização é fundamental para prevenir doença, que pode matar ou deixar sequelas

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado, 15, em todo o Brasil, para crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos. A estratégia é voltada às pessoas nessa faixa etária que não tomaram nenhuma dose da vacina ou receberam apenas uma, consideradas com esquema incompleto. A campanha ocorrerá de 10 de fevereiro a 13 de março e visa sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não imunizarem seus filhos, já que o sarampo é uma doença grave e que pode matar.

Desde agosto do ano passado, 105 ocorrências de sarampo foram confirmadas no Rio Grande do Sul. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, um em cada quatro casos registrados no Estado foi de pessoas na faixa etária elencada para a campanha. Nos municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, até a tarde dessa quinta-feira, 891 pessoas de 5 a 19 anos compareceram aos postos de vacinação, segundo a coordenadora regional de imunizações, Jaqueline Thier Müller. Destas, 64 estavam com doses em atraso.

LEIA MAIS: Ministério da Saúde quer eliminar sarampo do país até julho

Publicidade

A 13ª CRS está preocupada com a baixa mobilização até o momento, pois as estimativas apontam em torno de 22 mil pessoas nessa faixa etária que devem ser vacinadas na região. A enfermeira lembra ainda que a campanha é seletiva e imuniza apenas quem está com dose em atraso. “Orientamos que as pessoas procurem uma sala de vacinação, onde será avaliado se há necessidade de serem imunizadas ou não.” Jaqueline reforça que todos os municípios da região estarão mobilizados neste sábado para facilitar o acesso da comunidade às doses.


Prevenção

O enfermeiro Roger Rodrigues Peres, coordenador do Setor de Imunizações de Santa Cruz, reforça a importância de as pessoas procurarem os postos para colocar em dia seu esquema vacinal, independentemente de qual seja a dose necessária. “A carteira de vacinação atualizada previne doenças graves e evita que seus familiares adoeçam, na medida em que você não estará transportando e disseminando a doença”, explica. É fundamental ainda que a população não esqueça da caderneta e do Cartão SUS de toda a família ao procurar as unidades. “Neste sábado os postos estarão realizando não apenas a vacina contra o sarampo, mas todas as disponíveis no calendário nacional de vacinação”, salienta.

Publicidade

Importância da imunização

A população deve ser vacinada contra o sarampo para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. No Brasil, o calendário básico oferece duas vacinas contra a doença: a primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A proteção precisa ser completada aos 15 meses com uma dose da tetraviral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora).

Além dessas duas doses, em virtude do surto de sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra para crianças entre os seis e 12 meses – ela não substitui a primeira (aos 12 meses) e, por isso, é chamada de dose zero. Mesmo que as campanhas busquem mobilizar essas idades específicas, as demais pessoas, com até 49 anos, também podem se imunizar normalmente. Considera-se vacinada a pessoa que comprovar duas doses até os 29 anos de idade, ou uma dose se a pessoa tem mais de 30 anos.

Publicidade


Santa Cruz tem horários especiais de atendimento

Neste sábado, em Santa Cruz do Sul, os postos de saúde de Alto Paredão, Boa Vista, Pedro Eggler, Pinheiral, Rio Pardinho, Arroio Grande, Bom Jesus, Esmeralda, Cristal, Cohab, Faxinal, Linha Santa Cruz, Margarida e Progresso permanecerão abertos das 10 horas ao meio-dia. O Centro Materno Infantil (Cemai) e a Casa da CDL, na Praça Getúlio Vargas, atenderão a população das 9 às 17 horas.

Segundo o enfermeiro Roger Rodrigues Peres, coordenador do Setor de Imunizações do Município, do último dia 10 até agora, só 16 pessoas da faixa entre 5 e 19 anos foram vacinadas contra o sarampo no município.

Publicidade

O profissional ressalta que não há um número definido de pessoas a serem protegidas, mas a ideia é alcançar uma cobertura vacinal de 95% da população-alvo. “A vacina contra o sarampo é muito importante, pois previne doenças que podem levar à morte ou provocar sequelas graves, principalmente em um momento de surto da doença, como agora”, justifica.

As contraindicações estão relacionadas a pessoas com imunodeficiência e gestantes, basicamente. “Pacientes que têm imunodeficiência podem solicitar avaliação médica para a liberação ou não da vacina”, explica Peres.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.