Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cotas

Concurso público registra 5,6% de candidatos negros

Foto: Leandro Porto

O concurso público da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, no fim de semana, 15 e 16, um dos maiores já realizados no município, registrou a participação de 1.368 negros de um total de 24.231 candidatos. Ainda entre as vagas reservadas, o cargo de guarda municipal recebeu 129 inscrições do sexo feminino. A participação de pessoas com deficiência também ficou abaixo da expectativa. Foram apenas 244 concorrentes inscritos nos quatro editais. Destes, 90 candidataram-se ao cargo de agente administrativo.

Pela primeira vez, o edital estabeleceu que 20% das vagas fossem reservadas a negros e 10% preenchidas por pessoas com algum tipo de deficiência. Outra alteração foi no cargo da Guarda Municipal, que destinou 20% das vagas para mulheres.

LEIA MAIS: Concursos terão cotas para negros e deficientes

Publicidade

A coordenadora de Gestão e Qualidade da Secretaria de Administração e Transparência, Juliana Panke, lamentou a baixa procura. “Foram poucas candidatas para o cargo da Guarda, acredito que as mulheres perderam uma grande chance. Da mesma forma, tivemos poucas pessoas com deficiência que se inscreveram. Foi uma pena. A empresa disponibilizou professores especiais para acompanhar esses candidatos e muitos nem compareceram”, afirmou.

Segundo Juliana, os resultados oficiais do concurso ainda não foram disponibilizados. Entretanto, revelou que o índice de abstenção ficou em torno de 10%. A estimativa tem base no número de amostras coletadas em algumas salas e escolas. “Tivemos alguns candidatos que não conseguiram chegar devido à mudança automática nos relógios para o fim do horário de verão. Isso atrasou os relógios e, consequentemente, fez com que muitos perdessem a oportunidade de fazer a prova.”

LEIA MAIS: Mesmo sem horário de verão, celulares atrasam relógio em uma hora

Publicidade

A coordenadora avaliou de forma positiva a realização das provas. “Transcorreram normalmente, com a maior lisura possível. Estamos muito felizes. A Consulpam é uma empresa séria, fez todos os treinamentos com os fiscais e sua equipe. Tivemos alguns percalços, até mesmo pela grande quantidade de candidatos, mas tudo está sendo avaliado se realmente ocorreu e de que forma,” salientou.

Recursos
Os candidatos têm desta terça-feira, 18, até quinta-feira, dia 20, para interpor recursos, exclusivamente por meio do site da Consulpam. A empresa divulgou números de contato para esclarecimento de dúvidas.

(85) 3224 9369
(85) 3239 4402
(85) 99746 2050 (Tim)

Publicidade

LEIA MAIS: Confira os gabaritos do concurso público da Prefeitura de Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.