Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Caminhos do Tabaco

Giovane Weber: ‘Rumo a Santa Catarina’

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Alan Toigo

Olá pessoal, tudo bem? Nesta terça-feira, 18, pudemos visitar a propriedade de um jovem que, a meu próprio exemplo – fiz o mesmo –, optou pela agricultura. Ambos tivemos experiência de trabalhar na cidade, mas decidimos voltar para o meio rural. Tive o primeiro contato com o Matheus Lopes há muito tempo, por ele ter entrado em contato com a página Fumicultores do Brasil. Ele queria mais informações a respeito de uma variedade de tabaco que tinha visto num dos meus vídeos.

A partir disso, soube da história dele e de sua decisão de desistir de um emprego na cidade para retornar e auxiliar a família nas lidas da lavoura. Uma frase dele que me marcou muito foi: “Na tevê e na internet se via e lia muito sobre agro. Agro era tudo. Menos tabaco.” Foi então que ele conheceu a página Fumicultores do Brasil e nosso esforço para divulgar essa atividade no Sul do País.

LEIA TAMBÉM: Giovane Weber: “Histórias de sucesso e de superação”

Publicidade

Giovane Weber e Paulo Opolinski

Outro produtor que tive oportunidade, e muito prazer, de conhecer no intervalo do almoço em Rebouças é Paulo Opolinski, que reside a 4 quilômetros da sede do município. Ele se deslocou até a cidade só para me dar um aperto de mão e fazer uma foto. Conheço ele também há muito tempo, pela internet. Opolinski cultiva 170 mil pés de tabaco com seus irmãos.

É muito comum nessa região do Paraná encontrarmos irmãos trabalhando em conjunto nas propriedades, dividindo em partes iguais o lucro da safra. Eles ainda produzem soja. Além de agricultor, Paulo é gaiteiro de mão cheia, atuando no conjunto Alma do Pampa. Como diria um bom gaúcho: “Mas bah tchê, puxa a gaita, gaiteiro!”.

LEIA MAIS: “Aqui tenho tudo”, diz jovem paranaense que voltou ao campo para investir na agricultura

Nos despedimos assim da família Lopes e ao mesmo tempo do Paraná e seguimos rumo a Pouso Redondo e Vidal Ramos, em Santa Catarina, onde iniciaremos as nossas visitas a propriedades nesta quarta-feira, 19.

Publicidade

São histórias e exemplos como esses, que conhecemos no ano passado, que teremos a satisfação de compartilhar com os leitores ao longo da semana, em visitas a diferentes regiões dos três estados. Um grande abraço e nos acompanhe diariamente pelas páginas da Gazeta do Sul ou no ambiente digital do Portal Gaz.

LEIA MAIS: Giovane Weber: “Impressões do primeiro dia de expedição”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.