Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

proposta polêmica

Afonsinho quer lojas e mercados fechados aos domingos e feriados em Santa Cruz

Foto: Lula Helfer

Proposta vai ser trabalhada a partir de agora em encontros e assembleias da entidade

Reeleito para um novo mandato de três anos a frente do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul e região, o sindicalista Afonso Schwengber defende o fim do trabalho aos domingos e feriados. A proposta vai ser trabalhada a partir de agora em encontros e assembleias da entidade.

O dirigente defende o fechamento dos segmentos lojas e supermercados. A abertura do comércio nessas datas, por exemplo, não é unanimidade em Santa Cruz. Os lojistas, convocados pelo sindicato patronal, votaram não para a abertura aos domingos e feriados quando se discutia o acordo coletivo envolvendo a Havan.

LEIA MAIS: Havan demite funcionários e reduz mão de obra em Santa Cruz

Publicidade

Já em relação aos supermercados, a situação é diferente. O funcionamento aos domingos e feriados já está consolidado na maioria das cidades. Em entrevista para a Rádio Gazeta FM 107.9 na manhã desta quarta-feira, 19, Schwengber frisou que a bandeira defendida não significa um retrocesso. Muito pelo contrário, trata-se de um avanço histórico. “Muito se lutou para mudar essa realidade. Houve uma época que as pessoas não tinham sequer uma geladeira, mas hoje todo mundo tem. A carne que as pessoas querem comer no domingo, pode ser tranquilamente comprada na quinta-feira e ainda na promoção”, declarou.

Conforme Afonso, a luta pelos finais de semana e feriados existe em função do descanso com a família. “Se um estabelecimento abrir 24 horas, é claro que vai ter alguém que vai lá, isso é normal do ser humano, cada um quer para si o melhor, mas só que, de outro lado, não veem que estamos terminando com a família e com a vida social das pessoas”, salientou.

A eleição para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Comerciários movimentou a categoria na segunda e terça-feira, 17 e 18, com 1.755 participações. Destes, 90% votaram pela reeleição da chapa única encabeçada por Afonso Schwengber. Ele reforça a necessidade de união dos trabalhadores. A posse da nova diretoria do Sindicato dos Comerciários está marcada para 26 de abril.

Publicidade

LEIA MAIS:
Comerciários de Santa Cruz e região vão às urnas para eleger direção do sindicato
Sindicato realizará assembleia para discussão de horários do comércio

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.