Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Comitê

Plano de Contingência prevê ações em caso de epidemia de dengue em Santa Cruz

Foto: Divulgação/Secom

Ações contam com o apoio do 7º BIB

Santa Cruz do Sul está longe de chegar a uma situação de emergência com relação ao vírus da dengue, segundo a Prefeitura. Mas é preciso continuar em alerta. O Município já esteve situação de risco, em 2019, com 184 casos notificados e 55 confirmações de pacientes infectados. Em 2020, houve 12 notificações, mas dez resultados foram negativos e dois casos estão no aguardo.

LEIA: Estado alerta para risco de dengue virar epidemia

De acordo com a Administração Municipal, o período considerado com maior risco para uma epidemia da doença é de novembro a abril, devido às chuvas e ao calor. Porém, no ano passado, os primeiros casos foram registrados em abril, ou seja, o trabalho de prevenção é necessário o ano inteiro. 

Publicidade

Com o objetivo de estar preparado com estruturas completas para atendimento, para o caso de uma possível  tríplice epidemia – dengue, chikungunya e zika vírus –, o Comitê Interinstitucional de Combate à Dengue, formado por representantes de vários segmentos, reuniu-se na última terça-feira, 18,  na Câmara de Vereadores, para adaptar o Plano de Contingência. 

LEIA MAIS: Sobe para 11 o número de casos suspeitos de dengue em Santa Cruz

De acordo com o Comitê, o Plano prevê uma série de ações como a contratação e capacitação de profissionais e mobilização da comunidade quanto ao papel da população na prevenção, além de prever a criação de estruturas de atendimento para o caso de uma epidemia da doença. 

Publicidade

Atualmente, a rede de atenção básica (unidades de saúde) e de atenção especializada (hospitais, Cemai e unidades de pronto atendimento), têm condições necessárias para atender até 5.177 notificações da doença. No entanto, se a quantidade de casos ultrapassar esse número, o Plano de contingência prevê a criação do Polo da Dengue.

Neste caso, o plano sugere duas possibilidades para a implantação do Polo da Dengue: utilizar as estruturas dos pavilhões do Parque da Oktoberfest para instalação da rede de atendimento a pacientes, ou a instalação de estruturas semelhantes a hospitais de campanha, com barracas de lonas, sob responsabilidade do exército.

LEIA TAMBÉM: Coordenadoria quer evitar clima de pânico em Santa Cruz

Publicidade

Para finalizar a elaboração do Plano de Contingência, o Comitê ainda realizará mais um encontro. Após concluído, será avaliado pela Procuradoria Geral do Município, pelo Conselho Municipal de Saúde e, posteriormente, passará pela apreciação da Câmara de Vereadores. 

Criado em agosto de 2018, através de decreto pelo prefeito Telmo Kirst em meio à proliferação de focos do mosquito no Município, o Comitê Interinstitucional Para o Combate à Dengue é formado por representantes de secretarias municipais, hospitais, União das Associações de Moradores, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Câmara de Vereadores e 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). 

LEIA MAIS: Com dados totais, índice de focos do Aedes cai em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.