Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Parque de Eventos vai ganhar câmeras para evitar descarte irregular de lixo

Foto: Leandro Porto

Medida serve para evitar acúmulo de lixo

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul deve instalar cinco câmeras nos principais acessos ao Parque de Eventos. O objetivo é evitar o descarte de lixo irregular no local, situação que é rotineira no trecho. Por enquanto, os equipamentos estão sendo orçados e não há uma previsão de quando serão feitas as alterações. “Cada vez que vamos lá, abordamos alguém. Os reincidentes estamos multando e outros educamos para que não coloquem mais o lixo no lugar errado”, afirmou o secretário de Meio Ambiente Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul, Raul Fritsch.

No último dia 4, a reportagem da Rádio Gazeta esteve no trecho e encontrou o descarte irregular após a denúncia de um ouvinte. Depois da denúncia, a Prefeitura realizou a limpeza do local. Mas bastaram alguns dias para que a situação se repetisse.

Nesta quinta-feira, 20, o cenário já era o mesmo do início do mês. “Vamos limpar de novo. E lembramos que a destinação correta do lixo é do responsável. Não adianta encaminhar para um freteiro, por exemplo. Nestes casos, a responsabilidade é compartilhada”, alerta o secretário.

Publicidade

A multa para descarte irregular de lixo é de R$ 5 mil em Santa Cruz. A prática é enquadrada na lei como crime ambiental. As denúncias podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente de Santa Cruz (3713 8242) e à Guarda Municipal (153).

Saiba como descartar corretamente o lixo em Santa Cruz

GALHOS E OUTROS MATERIAIS DE JARDIM: aterro vegetal, nas proximidades do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Para realizar o descarte é preciso solicitar autorização junto à Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Galvão Costa, 708.

Publicidade

MÓVEIS: se não puderem ser doados, o ideal é solicitar serviços de papa-entulhos em empresas especializadas ou, até mesmo, queimar a madeira, caso haja área propícia para isso.

ORGÂNICOS: devem ser colocados nos contêineres verdes da Conesul, nas ruas da cidade, para posterior recolhimento.

RECICLÁVEIS: coleta seletiva solidária da Coomcat. Para os bairros que ainda não foram incluídos, os resíduos podem ser levados até a sede da cooperativa, na Rua Venâncio Aires, 1.445.

Publicidade

EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS E PNEUS: Central de Recebimento de Eletrônicos e Pneumáticos (Crepel), na Rua 28 de Setembro, 1.707

*Com colaboração do repórter Leandro Porto, da Rádio Gazeta

LEIA MAIS: VÍDEO: estrada próxima ao Parque de Eventos é transformada em lixão a céu aberto

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.