Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Técnico em Agricultura

Efasc volta às aulas com 115 estudantes da região

Novo endereço da Escola Família Agrícola fica em Linha Santa Cruz e dispõe de toda a estrutura necessária para o aprendizado

A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) abriu oficialmente o ano letivo de 2020. Nessa quarta-feira, 19, a instituição recebeu os estudantes de segundo e terceiro anos. O processo de volta às aulas terá continuidade na próxima semana, quando retornarão os jovens de outra turma de segundo ano e também os novos alunos do primeiro ano. O professor João Paulo Reis Costa, da coordenação institucional da Efasc, explica que serão 115 jovens na formação do Ensino Médio Técnico em Agricultura – 27 deles são formandos.

Do total de estudantes, 72 (62%) são meninos e 43 (38%) são meninas, provenientes de dez municípios do Vale do Rio Pardo: Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, General Câmara, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Vale Verde, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras e Boqueirão do Leão.

Costa ressalta que um dos diferenciais de 2020 é a nova sede da escola, situada em uma área de 17 hectares dentro da Granja Municipal. A mudança aconteceu em setembro do ano passado. O local oferece toda a estrutura necessária para o ensino, como refeitório, dormitórios, salas de aula, auditório e área agrícola.

Publicidade

Segundo o educador, a nova sede em Linha Santa Cruz tem gerado uma expectativa muito positiva em relação às experimentações e ações de qualificação do curso técnico, junto aos estudantes, monitores, associações e famílias. “Já são 254 egressos que passaram pela escola nesses quase 11 anos, vindos de 13 municípios da região, sendo 200 meninos (79%) e 54 meninas (21%)”, afirmou Costa.

Desses egressos, 209 jovens (90%) continuam vinculados à agricultura familiar, como produtores, técnicos agrícolas, professores em escolas de educação no campo ou estudantes de cursos de graduação e pós-graduação que dialogam com a agricultura familiar.

LEIA MAIS: Efasc encerra o ano letivo com nova parceria

Publicidade

Saiba mais
A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) é uma escola comunitária gestada pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa). Atualmente é mantida por 30 parceiros institucionais, públicos e privados. Oferece aos jovens Ensino Médio Técnico em Agricultura, via pedagogia da alternância – em que os alunos ficam uma semana no educandário, na sessão escolar, e outra semana na propriedade, na sessão familiar. No total, esse sistema possui quase 20 instrumentos pedagógicos. No próximo dia 1º de março, a Efasc vai completar 11 anos de fundação.

LEIA MAIS: Jovens fazem germinar sementes da agroecologia

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.