Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMEÇOU A FOLIA

FOTOS: Rio Pardo dá a largada para o Carnaval de Rua 2020

Foto: Rodrigo Nascimento

Realeza da Vila fechou a primeira noite de desfiles em Rio Pardo

O maior Carnaval de Rua da região teve início na noite deste sábado, 22, em Rio Pardo. A Avenida Andrade Neves transforma-se na passarela do samba e nos dias de folia chama-se Gogoia, em homenagem à carnavalesca Maria da Glória. A partir de agora, o repique dos tamborins dita o ritmo do público, que deve ser recorde: 140 mil pessoas até a Quarta-Feira de Cinzas.

A abertura da primeira noite de desfiles ocorreu às 21 horas, com a passagem da corte do Carnaval rio-pardense. A rainha Thaís Severo, acompanhada de seu rei Momo, Dionatan Linhares Bitencourt, ao som da Banda Bébi, decretou o início da festa. Logo após, veio o Bloco Ame Juju, da campanha que busca arrecadar R$ 9 milhões para a menina Júlia Cardoso Torres, que sofre de atrofia muscular espinhal (AME).

LEIA TAMBÉM
Noite de gala: o que esperar das escolas na Avenida Gogoia
Vai curtir o Carnaval na região? Veja programações

Publicidade

Por ordem de desfile, passaram pela Gogoia na noite deste sábado as escolas Candangos, Enamorados, Embaixadores do Ritmo e Realeza da Vila. Cada uma teve de 45 a 60 minutos para evoluir na avenida. Levanta a taça quem obtiver a melhor nota nos nove quesitos que serão avaliados: bateria, harmonia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, enredo, fantasias, samba-enredo, alegorias, comissão de frente.

Rei Momo, Dionatan Linhares Bitencourt, e a rainha do Carnaval de Rio Pardo, Thaís Severo | Foto: Rodrigo Nascimento

O júri, formado por cinco especialistas em Carnaval, é de Porto Alegre, da Associação de Jurados de Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul (Ajucepergs). A entidade é especializada em desfiles de escolas de samba e atua na arbitragem de Carnaval no interior do Rio Grande do Sul.

A grande vencedora do ano passado foi a Embaixadores do Ritmo. A premiação é com troféu, pois cada uma das escolas recebeu uma ajuda de custo de R$ 11,5 mil para a realização do desfile. A apuração dos votos ocorre na Quarta-feira de Cinzas, no palco montado ao lado da Prefeitura de Rio Pardo, na Gogoia.

Publicidade

Após a passagem da última escola, a Realeza da Vila, começou o baile popular de Carnaval. Ao som do grupo Grupo Fandangaço, a festa avançou pela madrugada deste domingo, 23.

CANDANGOS

O vermelho e branco do pavilhão da Candangos emocionou ao contar a história da roupa, desde a invenção do fio até a alta-costura em larga escala das grifes mundiais, em um enredo que não se esqueceu de homenagear as costureiras que transformam em realidade o sonho do Carnaval. “Costurando sonhos através dos tempos” abriu a noite de desfiles na Gogoia, na noite deste sábado, 22.

Publicidade

O prêt-à-porter da Candangos apresentou a Rio Pardo a evolução da costura. Das técnicas mais rudimentares, do início das civilizações, até a Revolução Industrial, do temor dos alfaiates às máquinas de costura, a escola contou em detalhes luxuosos a alquimia dos fios. A história da costura bordou a garra da comunidade da escola, que é a mais tradicional de Rio Pardo, com 61 anos de trajetória.

No compasso da bateria do mestre Dréia, o time de intérpretes colocou a multidão para sambar, nas estreitas ladeiras da Andrade Neves, lotadas de foliões para o desfile das escolas de Rio Pardo. Mais de 250 componentes cantaram, a uma só voz, o enredo de luxo da Candangos.

ENAMORADOS

Publicidade

A segunda escola a desfilar na avenida em Rio Pardo trouxe a luz da estrela-guia e o brilho da fama para o Carnaval 2020. O simbolismo da estrela de Davi, que segundo a história cristã guiou os três reis magos para o caminho de Jesus na noite do primeiro Natal, foi a protetora da escola de samba Enamorados.

A entidade, que é a escola mais jovem, fundada há 14 anos, apresentou em verde e dourado o enredo “Está escrito nas estrelas: brilha Enamorados!”. Com quase 400 integrantes, que empolgaram o público na Gogoia, a Enamorados entrou em cena para contar que todos têm brilho e que a estrela de todo mundo pode brilhar. O enredo que coloca o samba nas alturas levantou o público com o refrão “…se não for pra brilhar, eu nem vou, e se não encantar, não sou… Enamorados, minha estrela, meu amor!”.

A promessa de inovação do presidente Enio Lopes veio na carona das alegorias da Enamorados. Os quatro carros alegóricos trouxeram fantasias e acabamentos luxuosos, aplaudidos de pé pelo público, que segundo a Prefeitura de Rio Pardo está estimado em 40 mil pessoas.

Publicidade

EMBAIXADORES DO RITMO

A grande vencedora do Carnaval 2019, a Embaixadores do Ritmo, subiu à América Central para contar um pouco da história do México em um enredo que é pura fantasia. “De cartola ou de sombrero, a viagem começou!” contou a cultura do país que, assim como o Brasil, sabe fazer festa.

A Embaixadores foi a terceira a desfilar na primeira noite de Carnaval de Rua de Rio Pardo. O verde e branco da escola tingiu os mais de 300 figurantes que sambaram para contar como é a festa dos mortos, uma das principais comemorações do México, país cuja cultura foi homenageada no desfile na noite deste sábado, 22. Aspectos como a culinária – temperada na pimenta – e a cultura pré-colombiana, com os povos maias e astecas, ilustraram adereços, fantasias e alegorias da Embaixadores.

A bateria de mestre Marco Aurélio Ramos fez as tradicionais paradinhas, levando a plateia ao delírio. O show das alas contou detalhes da cultura do México e suas ligações com o Brasil, exemplo da televisão, com as novelas mexicanas, como a Usurpadora e Maria do Bairro, exibidas pelo SBT. A ala das crianças lembrou a vila mais famosa do México e o impagável Chaves e sua turma.

REALEZA DA VILA

“Energia renovável, uma visão de futuro para mudar a relação entre o homem e o planeta” foi o tema-enredo do Carnaval 2020 da Realeza da Vila. A escola de samba fechou a primeira noite de desfiles em Rio Pardo, levantando a multidão que lotou praticamente toda a extensão da passarela do samba, a Rua Andrade Neves, que nesta época vira Gogoia, em homenagem à folia de Momo.

As cores do arco-íris, símbolo da diversidade e do pavilhão da Realeza, iluminaram o samba. Falando sobre energias renováveis, como a eólica e a solar, a escola deixou o recado chamando a atenção para a necessidade de preservar o meio ambiente. A Realeza investiu na luz. Usando dispositivos portáteis, movidos a bateria, os componentes da escola iluminaram o desfile.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Bruno Ruan e Greici Caroline, veio representando a luz feita de meios renováveis. O casal foi seguido da bateria, com toda a energia. Os tamborins da Vila carregaram a multidão pela dispersão, no grito de “…sou Realeza até morrer”.

A apuração do desfile ocorre na próxima quarta-feira, a partir das 17 horas, no palco montado ao lado da Prefeitura de Rio Pardo, na Avenida Andrade Neves. Cinco jurados acompanharam as quatro escolas na noite deste sábado, 22, para dar notas de 0 a 10 nos nove quesitos que serão pontuados pelas escolas. Vence a agremiação que conquistar o maior número de notas 10 na avaliação do júri formado por especialistas da Associação de Jurados de Carnaval e Eventos Populares do Rio Grande do Sul (Ajucepergs).

Qcarnaval 2020 – sábado 22/fev Desfile das escolas de samba de Rio Pardo – RS

Qcarnaval 2020 – sábado 22/fevDesfile das escolas de samba de Rio Pardo – RSCom o apoio de:- Ótica e Joalheria Universal- Cardioclin- Clinivita- Gás do Fred- Realize Empréstimos- Vereador Rick- L3 Mídia- Cesurg- Edivilson Brum- Deputado Edson Brum- Lojas Colombo- Restaurante Fórum- DW Pastelaria- Hotel Recanto do Imperador

Posted by Rádio Rio Pardo FM 103.5 on Saturday, February 22, 2020
Rádio Rio Pardo transmitiu os desfiles ao vivo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.