Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Fila para a biometria dobra duas esquinas no Centro

Foto: Rafaelly Machado

Fila dobrou a esquina das ruas Ramiro Barcelos e Venâncio Aires

A contagem regressiva já pode ser feita: faltam nove dias úteis – e, portanto, de atendimento – para o encerramento do prazo para realizar o recadastramento biométrico em Santa Cruz do Sul, no dia 11 de março. E os santa-cruzenses sentiram o peso da proximidade, se aglomerando em uma fila gigantesca que já dobra duas esquinas e chama atenção no Centro de Santa Cruz do Sul.

Saída de frente do Cartório, aproximadamente do meio da quadra da Rua Ernesto Alves, a fila de pessoas sobe a Rua Ramiro Barcelos e ainda dobra na Rua Venâncio Aires. Às 8h15 desta sexta-feira, 28, antes mesmo da abertura do Cartório, a fila já passava da parada de ônibus na quadra entre a Júlio de Castilhos e a Ramiro. A distância, nesse horário, era de cerca de 200 metros.

LEIA MAIS
Pessoas são flagradas vendendo vagas na fila do Cartório Eleitoral
Como fazer a biometria? Veja quatro dúvidas respondidas

Publicidade

Esta é, inclusive, a última sexta-feira em que o atendimento começa ainda pela manhã, às 9 horas. A partir da semana que vem, conforme o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor, Marcelo Freitas, o atendimento será do meio-dia às 19 horas de segunda a sexta-feira. Os atendimentos também serão, segundo Freitas, exclusivos para a realização da biometria, a fim de diminuir a fila, já que esperam no local também pessoas que precisam de outros serviços.

LEIA MAIS
Cartório Eleitoral retoma as atividades nesta quarta
Cartório Eleitoral encerra agendamento prévio do cadastro biométrico

Pessoas levaram cadeiras para aguardar na fila | Foto: Rafaelly Machado

Prazo vai acabar sendo prorrogado

Publicidade

Até essa quinta-feira, 27, quando houve a última atualização, 80.279 eleitores santa-cruzenses – do total de 103.638 – haviam feito a biometria. O número corresponde a 77,46%, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo que tenha aumentado, a porcentagem ainda resulta em um número expressivo de 23.359 pessoas que ainda não passaram pelo processo.

Logicamente, com o limite de 400 atendimentos diários, o Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul não terá capacidade física e de pessoal para atender a todos os eleitores que ainda precisam cadastrar a digital. Fazendo uma conta simples, de divisão dos 23 mil eleitores restantes pelo número máximo de atendimentos diários, estima-se que seriam necessários pelo menos 58 dias para cumprir a totalidade do eleitorado – prazo bem distante dos atuais nove dias úteis que ainda restam de atendimento.

Essa realidade, conforme o coordenador da Central de atendimento ao Eleitor e chefe da Zona 162, Marcelo Freitas, acarretará na prorrogação do período que, atualmente e oficialmente, vai até o dia 11 de março. “A conta não fecha. Provavelmente o Tribunal Eleitoral vai estender este prazo, ninguém vai ficar sem atendimento”, disse Freitas, em entrevista à Rádio Gazeta na última semana.

Publicidade

“Eu atendi 75 mil pessoas em 11 meses, então, nos últimos 20 dias, tem 20 mil pessoas para trás. Mesmo que a gente quisesse atender das 8 horas à meia-noite, a gente não iria conseguir satisfazer todo mundo”, determinou.

Há, inclusive, limites de pessoal para que o atendimento seja superior ao realizado hoje. “A gente vai estender o prazo, mas não tenho como aumentar o limite de atendimento, principalmente porque quem que faz o atendimento são estagiários, e eles têm uma carga horária de 6 horas, têm aula à noite”, explicou Freitas. Além disso, há limite físico.

Uma das solicitações mais recorrentes é quanto à possibilidade de levar os atendimentos para o Ginásio Poliesportivo, por exemplo, para acomodar melhor quem precisa esperar na fila. Essa opção é completamente descartada pelo coordenador da central.

Publicidade

“Temos nove guichês de atendimento, que estão conectados por um link com o tribunal e com o TSE, em Brasília. Essa parte de informática não temos como retirar dali, mesmo que a gente quisesse. A gente não tem como aumentar o número de guichês”, explicou.

“O problema real é que as pessoas que estão hoje na fila são as que não vieram 11 meses atrás. Eu não tenho como equacionar isso. Aliviar o desconforto, não tem como fazer. E as pessoas que estão trabalhando, do outro lado, são seres humanos. Atendemos um eleitor a cada 10 minutos, por seis horas. É complicado, repito que as pessoas precisam ter paciência neste momento. Quem não queria enfrentar fila deveria ter vindo antes.”

Ele ainda ressaltou que os eleitores foram chamados para o recadastramento ainda nas eleições de 2018. “Nas eleições passadas nós tivemos o trabalho de fazer 120 mil bilhetinhos. Dentro das seções eleitorais cada pessoa recebeu um bilhetinho, dizendo um prazo para comparecer, uma data específica. Cerca de 10 a 15% dessas pessoas compareceram. Essas pessoas não enfrentaram fila nenhuma”, finalizou Freitas.

Publicidade

E quem precisa de outro atendimento?

Com a exclusividade de atendimento a partir da próxima segunda-feira para a biometria, apenas casos de urgência dos outros serviços serão atendidos pela equipe do cartório eleitoral. Por isso, a orientação é de que novos títulos de eleitor, transferências ou revisões sejam feitas apenas depois do dia 11 de março, até para que o público não precise enfrentar as filas gigantescas. O prazo para estes serviços serem realizados é o dia 6 de maio.

Será que eu preciso?

Como nas últimas eleições foram importados dados do Instituto Geral de Perícias (IGP) para a votação com biometria, muitos eleitores não sabem se devem ou não fazer o cadastramento biométrico. “Não basta o eleitor ter votado com a digital em 2018. Isso não supre o recadastramento biométrico”, comentou Freitas.

Ele afirmou que o eleitor também não deve confiar nas informações buscadas apenas na internet. “Ao consultar a sua ‘situação biométrica’ na internet pode constar ‘biometria coletada’, o que também não significa que ele está dispensado de vir ao cartório, se ainda não veio.”

O modo mais confiável de o eleitor saber, enfim, se precisa ou não ir até o cartório, é conferir o próprio título de eleitor. Se houver a inscrição “identificação biométrica”, no canto superior direito, ele não precisa fazer o recadastramento. Caso não conste a inscrição, é preciso ir ao cartório.

Quem tem a inscrição “identificação biométrica” no documento não precisa participar do recadastro

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.