Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Cresce número de casos de AVC em pessoas mais jovens

Normalmente o acidente vascular cerebral (AVC) está associado a idosos e a pessoas obesas, sedentárias e com problemas com álcool e drogas. No entanto, casos cada vez mais frequentes mostram que o número de jovens com a doença tem aumentado em todo mundo. A santa-cruzense Ana Paula Wetzel, de 33 anos, descobriu da pior forma que as estatísticas têm mudado. No último dia 4 de janeiro, sofreu um AVC isquêmico devido a uma dissecção da artéria cerebral. Moradora da capital catarinense, Florianópolis, atualmente está de volta à sua cidade natal, onde recebe os cuidados e carinho da família e amigos.

As dores no pescoço e na cabeça começaram no início de dezembro do ano passado, mas Ana Paula diz que inicialmente achou que seriam sinais do corpo, devido a adaptações na vida. O primeiro atendimento na UPA de Campeche aconteceu no dia 20 daquele mês, quando o médico suspeitou ser arterite temporal. A partir dali, foram muitas idas e vindas a unidades de saúde em busca de atendimento e de alívio. Na virada do ano, durante dias de férias em Santa Cruz, seguiu convivendo com a dor e mal-estar. Já de volta a Santa Catarina, viu seu problema se agravar e conta que ainda precisou enfrentar preconceito e desinformação.

LEIA TAMBÉM: Escolas da região adotam cardápio mais saudável

Publicidade

Sem atendimento adequado e sem conseguir ficar em pé ou falar direito, a engenheira ambiental revela que foi socorrida pelos pais, que viajaram para buscá-la. “Foi só no dia 7 de janeiro que me deram baixa no Hospital Santa Cruz. Com angiotomografia e ressonância magnética realizadas, foi diagnosticado que eu tive AVC isquêmico”, conta. Foram 11 dias de internação.

Desde então, a rotina na casa da família, no Centro de Santa Cruz, inclui exercícios para retomar o movimento e amenizar a sensibilidade, além de anticoagulante e remédios para dor e ansiedade. “A vida vira de cabeça para baixo, mas cada dia é uma vitória.”

Ana Paula sofreu um AVC isquêmico no dia 4 de janeiro e agora passa por tratamento

Rotina sofre alterações do dia para a noite
A comerciante Maíra Thomas, de 30 anos, também viu sua rotina mudar da noite para o dia no início deste ano. Com sintomas que persistiram por mais de uma semana e após muitas visitas a um hospital da cidade, a santa-cruzense teve um AVC isquêmico e trombose cerebral. “Estavam tratando como enxaqueca, medicavam e me mandavam embora. Eu avisava que não era normal”, lamenta.

Publicidade

Na manhã do dia 17 de janeiro, quando resolveu que buscaria auxílio em outro hospital de Santa Cruz, Maíra teve um desmaio ainda em casa. “Abaixei para colocar os calçados e foi como se enfiassem uma faca na minha nuca.”

Após recuperar parcialmente os sentidos, a moradora do Bairro Arroio Grande conta que já havia perdido os movimentos do lado direito do corpo. “Eu estava sozinha e me acordei com meu cachorro pulando em cima de mim. Consegui vomitar e chamar um motorista de APP, que me levou passando mal e quase inconsciente ao hospital”, revela.

Com quadro delicado, Maíra ficou 18 dias internada e até hoje depende de sua família para tudo. “A recuperação é lenta, mas quero muito ficar boa. Estou de repouso absoluto em casa, tomando anticoagulantes e remédios para dor e fazendo fisioterapia. São pequenas vitórias no dia a dia.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Saúde anuncia compra direta de 20 milhões de máscaras cirúrgicas

A jovem conta que a parte psicológica afeta bastante, mas o suporte dos familiares e amigos tem sido fundamental para sua recuperação, desde o hospital até a nova rotina em casa. “Sempre fui muito agitada, fazia tudo sozinha, por isso toda essa situação me deixa um pouco ansiosa”, conta.

Saudável e sem problemas de saúde, ela ressalta que não sabe exatamente o motivo de ter sofrido um AVC isquêmico, com o agravante da trombose cerebral. A suspeita é de que a sucessão de problemas possa ter sido provocada pelo uso contínuo de pílula anticoncepcional nos últimos anos, agravado pelo acúmulo de estresse.

Publicidade

Maíra Thomas: AVC no início deste ano

Sinais
O neurocirurgião Marcelo Corrêa Vione reforça a importância de as pessoas reconhecerem os sintomas do AVC para socorrerem familiares e amigos. O paciente normalmente apresenta boca torta ao sorrir, perde as forças para levantar os braços e apresenta dificuldades na articulação das palavras.

Se um desses três sinais for anormal, a chance de acidente vascular cerebral é de 72%. Se dois desses três sinais forem anormais, as probabilidades sobem para 85%. “Quando os sintomas são reconhecidos, é importante levar a pessoa imediatamente para o hospital, principalmente através dos sistemas de emergência”, recomenda.

Um alerta nas redes sociais
Após sofrer um AVC isquêmico em janeiro deste ano, a santa-cruzense Ana Paula Wetzel fez um relato em suas redes sociais. Ela alerta, sobretudo, para a visão distorcida de que a doença não acomete jovens. “Acho importante a gente começar a prestar atenção ao corpo, a saber lidar com cada detalhezinho que esteja diferente. Muitos amigos que, assim como eu, correm igual a loucos nesse mundo capitalista para poder sobreviver, depois que isso aconteceu comigo pisaram no freio e tiraram um tempo para olhar e cuidar de si próprios”, ressalta.

Publicidade

Além disso, Ana Paula comenta que também considera importante o investimento na saúde e na pesquisa, para atualizar e formar cada vez mais e melhores profissionais na área de saúde. “Eu não consegui o diagnóstico dentro de quatro horas para evitar sequelas. Não consegui nem dentro de 24 horas. Porém, hoje eu estou muito bem para quem teve um AVC isquêmico, me recuperando a cada dia. Todo dia é uma vitória. Todo dia vem um sorriso depois de algumas lágrimas.”

A comerciante Maíra Thomas também concorda com a necessidade de atualização na saúde. “Eu precisei chegar toda torta no hospital para me tratarem da forma correta. Seguem padrões, mas tudo pode acontecer. Eu sou a prova disso.”

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul tem segundo caso suspeito de coronavírus

Todo AVC é potencialmente muito grave, reforça médico
Embora o acidente vascular cerebral seja mais frequente em pessoas acima de 45 anos, com cem casos para cada 100 mil habitantes por ano em todo o mundo, a medicina tem registrado um aumento do problema em jovens adultos e também em crianças.

O neurocirurgião Marcelo Corrêa Vione, especialista no tratamento do AVC, explica que o crescimento da incidência pode estar relacionado à elevação da obesidade, hipertensão, sedentarismo e uso de drogas ilícitas – que têm capacidade de aumentar a pressão e também causar danos nas artérias, o que potencializa as chances da doença.

O especialista informa que o AVC atinge pessoas cada vez mais jovens porque a população está exposta a fatores de risco cada vez mais cedo, como pressão alta, diabetes, colesterol, cigarro e vida sedentária. Além das causas clássicas, há problemas incomuns e secundários ao nascimento, como as doenças genéticas.

“Os exames de imagem hoje estão muito melhores. A gente consegue detectar AVCs muito pequenos com ressonância magnética, o que torna o diagnóstico mais preciso.” Vione destaca que os tratamentos também evoluíram nos últimos dez anos.

Apesar disso, esclarece que todo AVC é potencialmente muito grave e causa reflexos na qualidade de vida das pessoas. “O fundamental é o tempo que o paciente chega ao hospital”, diz. A cada segundo após um acidente vascular, perde-se 32 mil neurônios. Os números aumentam drasticamente com o passar do tempo: são 2 milhões de neurônios perdidos por minuto e 120 milhões de neurônios perdido por hora, podendo chegar a 1,2 bilhões de neurônios perdidos por AVC. “Uma pessoa que ficou com um AVC por três a quatro horas, mesmo com tratamento adequado precoce, pode ter um envelhecimento cerebral compatível com 15 a 20 anos.”

LEIA TAMBÉM: Resultado dos exames do Lacen deve sair no início da próxima semana

Acompanhamento psicológico
Estima-se que em torno de 70% das pessoas que sofrem um AVC desenvolvam algum tipo de transtorno psicológico, como depressão, transtorno de ansiedade e crises de pânico. A psicóloga Janice Brito de Senna destaca que, apesar desse índice, ainda pouco se fala sobre o assunto, mas considera fundamental que os pacientes tenham acompanhamento psicológico, até mesmo devido às questões cognitivas. “Muitas vezes as pessoas ficam com dificuldades de atenção, na fala, no pensamento e memória. Podemos ajudar a organizar isso, junto com a reabilitação física e o acompanhamento de outros profissionais.”

Janice destaca que, mesmo para quem não venha a desenvolver transtornos após um acidente vascular, o suporte terapêutico é importante para que aceite suas novas limitações e as mudanças em sua rotina, além de incentivar o aperfeiçoamento de novas habilidades. O trabalho psicológico também visa facilitar a comunicação do paciente com sua família e vice-versa, para que todos possam passar por essa fase difícil da melhor maneira possível.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.