Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

alerta

Santa Cruz registra terceiro caso suspeito de coronavírus em menos de uma semana

Foto: Reprodução

Caso suspeito é o terceiro em menos de uma semana em Santa Cruz | Foto: Michal Jarmoluk/Pixabay

A Vigilância Epidemiológica em Santa Cruz do Sul tem mais um paciente com suspeita de coronavírus. É o terceiro caso em menos de uma semana no município. A situação envolve uma pessoa que retornou na segunda-feira, 2, de uma viagem para a Itália. Logo em seguida, ela passou a ter um quadro de infecção respiratória com sintomas compatíveis com o coronavírus.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz apresenta plano de contingência do novo coronavírus

O material das vias respiratórias foi recolhido nesta terça-feira, 3, e encaminhado para exames no Laboratório Central do Estado (Lacen). O objetivo é verificar a possibilidade de um quadro de gripe provocado por vírus que são comuns no Rio Grande do Sul. Se os testes derem negativo, o material será remetido para um exame específico para coronavírus, a ser realizado em São Paulo.

Publicidade

Por enquanto, o paciente, que não teve sexo nem idade revelados, está em isolamento na própria residência. Ele recebe acompanhamento da Vigilância Epidemiológica.

Na última sexta-feira, 28, um morador de Santa Cruz se tornou o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. Ele apresentou sintomas depois de uma viagem para a Itália e chegou a ficar em isolamento na residência. Na segunda-feira, 2, mesmo sem o resultado dos exames mas já sem riscos de transmissão, ele recebeu alta.

LEIA MAIS: Confira dez perguntas e respostas sobre o coronavírus

Publicidade

O segundo caso suspeito também surgiu na segunda-feira. O santa-cruzense viajou para a Itália e voltou com quadro de infecção respiratória. Os sintomas são compatíveis com o coronavírus. Ele permanece isolado na residência. Os resultados dos exames ainda não foram divulgados.

Saiba como se proteger do coronavírus

A forma mais eficiente de combater a doença é por meio da prevenção. Entre as recomendações estão evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca, além de higienizar as mãos após espirrar, manter ambientes bem ventilados e lavar as mãos com frequência.

Publicidade

Outras orientações são reduzir contato com pessoas que sofrem de infecções inflamatórias, não compartilhar objetos como talheres, pratos e copos. Também é preciso cobrir nariz e boca com lenços descartáveis ao espirrar ou tossir.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.