Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Aproveitamento de dados do IGP pode dispensar quase 5 mil eleitores da biometria

Foto: Leandro Porto

Procura por cadastramento biométrico gerou filas nas últimas semanas no cartório de Santa Cruz do Sul

Circula em grupos de WhatsApp a informação de que uma medida da Justiça Eleitoral pode dispensar eleitores do recadastramento biométrico. Procurado pela reportagem da Rádio Gazeta FM 107.9, o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor do Cartório Eleitoral, Marcelo Freitas, confirmou que isto tornou-se possível nesta quinta-feira, 5.

Eleitores que já votaram com a digital em 2018 e que tiveram dados para a carteira de identidade coletados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) terão sua biometria aproveitada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com isto, quem se enquadra nestes quesitos não precisa procurar o cartório para fazer o recadastramento.

Em Santa Cruz do Sul, o aproveitamento dos dados pode dispensar cerca de 4.900 eleitores do procedimento que vem gerando filas no cartório local. Só nesta quinta-feira, 5, quando a dispensa dos eleitores passou a ser possível, cerca de 50 pessoas puderam deixar a espera.

Publicidade

LEIA MAIS: Fila para a biometria dobra duas esquinas no Centro

O cidadão pode conferir se está enquadrado na medida pelo site do TRE. Na página para verificação da situação eleitoral, basta digitar o CPF para verificar se é preciso, ou não, fazer o cadastro da biometria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51 3711 3059.

Ainda de acordo com Marcelo Freitas, até esta quinta-feira 83 mil eleitores fizeram o cadastro biométrico em Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA MAIS: Nos próximos dias, Cartório Eleitoral fará apenas biometria em Santa Cruz do Sul

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.