Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estiagem

Defesa Civil pede que a população economize água em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Seca deu ao Rio Pardinho o aspecto de córrego em vários pontos de Santa Cruz do Sul. Nível está 30 centímetros abaixo do normal

O nível crítico do Rio Pardinho, causado pela estiagem prolongada que afeta o Estado, motivou um alerta da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, para que a população evite o desperdício de água. O ponto de medição, no final da Rua Irmão Emílio, na Praia dos Folgados, Bairro Várzea, marca cerca de 15 centímetros. O nível normal do rio costuma estar entre 45 e 90 centímetros.

A situação do Rio Pardinho é tão grave que em muitos pontos do leito apenas filetes de água estão correndo, segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente José Joaquim Dias Barbosa. “Desde 2013, quando assumi o cargo, não tinha passado por uma situação de estiagem como agora em Santa Cruz, com o Vale do Rio Pardo sendo tão castigado. A previsão de chuvas mais avantajadas é só a partir do dia 20 de março”, comentou nessa sexta-feira, em entrevista ao programa Rede Social da Rádio Gazeta.

LEIA TAMBÉM: Estiagem forma paisagem que assusta na Prainha de Candelária

Publicidade

A Defesa Civil aproveita o período de baixa para fazer a limpeza do rio, retirando árvores que caem quando o nível está elevado e ficam depositadas sob os pilares das pontes. Conforme Barbosa, o Lago Dourado tem uma reserva técnica para os próximos dias, que pode durar um mês mesmo se não chover. “Se chover cerca de 100 ou 120 milímetros na cabeceira do rio, já começa a melhorar a situação para a gente. Mas tem que ser chuva espaçada ao longo de 36 ou 48 horas, não de uma única vez, porque o solo está muito seco.”

A orientação no período é que os moradores da região economizem água, evitando lavar veículos em casa, molhar pátios e calçadas, trocar água de piscinas e outras atividades com gastos elevados. “Se cada um fizer a sua parte, será para o bem de toda a comunidade. Não pretendemos ter racionamento no município, não existe essa possibilidade hoje ainda, mas a população tem que nos ajudar a manter o reservatório de água com uma certa quantidade, usando com consciência esses recursos.”

Conforme a gerente local da Corsan, Rosângela Freitas dos Santos, o nível de reserva no Lago Dourado está baixo. “Está diminuindo um centímetro por dia na captação, mas estamos mantendo a mesma vazão, não reduzimos nada. Alertamos a comunidade para que faça uso racional, economizando e tendo um critério maior para uso da água, diminuindo dentro do possível o consumo”, disse.

Publicidade

De acordo com Rosângela, a rotina das Estações de Tratamento de Água (ETAs) segue normalizada, assim como as manutenções. Ela salienta que a população deve avisar a companhia a respeito de vazamentos pelo 0800 646 6444, para que os reparos sejam providenciados o quanto antes, evitando o desperdício de água.

LEIA TAMBÉM: Saiba por que mesmo sem chuva nível do Jacuí sobe

Sinimbu

Publicidade

Segundo a assessoria da Prefeitura de Sinimbu, o nível do Rio Pardinho continua baixando no município. A rede de água não é abastecida pelo rio, e sim por poços artesianos que estão com seus níveis bem abaixo do normal. O racionamento de água já está acontecendo desde janeiro. O abastecimento é interrompido em determinados horários, seguindo uma escala, de forma a não ocorrer em todas as localidades de uma só vez. A administração municipal lembra que as palavras de ordem continuam sendo economizar e evitar o desperdício.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: fim de semana terá calor e risco de incêndios no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.