Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Marcas históricas

Calorão acima dos 40 graus: saiba como vai ficar o tempo nesta semana

Foto: Pixabay

É bom os santa-cruzenses já buscarem as peças mais fresquinhas do guarda-roupas, porque o tempo vai ficar escaldante durante a semana. As máximas devem passar dos 40 graus, conforme a MetSul Meteorologia, que classifica a onda de calor que chega ao Rio Grande do Sul como uma “bizarrice climatológica”, com níveis “absurdos”.

Nesta segunda-feira, 9, o dia já deve ter máxima de 37 graus (veja lista abaixo), de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Na sexta-feira, os termômetro já se aproximam dos 40 graus, marca que será facilmente batida no sábado e domingo, quando as temperaturas podem chegar aos 44 graus, segundo a MetSul.

O calor não só pode ser um incômodo para a população como será um forte agravante na situação da agricultura, com a estiagem na região. “Calor com tamanha intensidade será horrível para o campo, um desastre para as lavouras”, informou a MetSul, lembrando ainda que a chuva seguirá muito irregular nos próximos dias.

Publicidade

O risco de incêndio, conforme a MetSul, aumenta nesta semana, com as temperaturas chegando às marcas históricas já registradas. “Estamos no início de uma onda de calor que, se os dados dos modelos de previsão estiverem corretos, trará máximas sem precedentes para o mês de março e, talvez, até da série histórica que em muitos municípios, como Porto Alegre, tem mais de 100 anos”, informou a empresa de meteorologia.

A situação ainda poderá amenizar, caso a previsão mude, considerando a antecedência dos dados. Entretanto, os dias muito quentes são uma certeza, mesmo que os dados sejam amenizados. “O que os dados indicam poderá reescrever a climatologia histórica do Rio Grande do Sul”, destacou a MetSul.

LEIA MAIS
Estiagem forma paisagem que assusta na Prainha de Candelária
VÍDEO: fim de semana terá calor e risco de incêndios no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Previsão para os próximos dias*:

Segunda-feira: mínima de 22 graus, máxima de 37 graus, tempo nublado
Terça-feira: mínima de 23 graus, máxima de 36 graus, sol entre nuvens
Quarta-feira: mínima de 21 graus, máxima de 36 graus, predomínio de sol
Quinta-feira: mínima de 21 graus, máxima de 38 graus, tempo nublado
Sexta-feira: mínima de 22 graus, máxima de 39 graus, sol entre nuvens
Sábado: mínima de 22 graus, máxima de 41 graus, tempo ensolarado

*Dados para Santa Cruz do Sul obtidos no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) às 7 horas desta segunda-feira, 9.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.