Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEGURANÇA PÚBLICA

Eduardo Leite lança pedra fundamental da unidade da Fase em Santa Cruz do Sul

Foto: Rodrigo Nascimento

O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), inaugurou a pedra fundamental da obra para construção do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Santa Cruz do Sul. O ato ocorreu no Corredor Zanette, no Bairro Esmeralda, na manhã desta segunda-feira, 9.

O presidente da Fase, Antônio Carlos Rocha Almeida, conhecido como Farelo Almeida, disse que o investimento deve gerar 100 empregos diretos e outros 100 indiretos. “Nossa expectativa é que a unidade já esteja em funcionamento no fim deste ano”, projetou Almeida. A capacidade de atendimento do Case em Santa Cruz será para 60 jovens.

O governador Eduardo Leite destacou que há 16 anos não eram abertas novas vagas no sistema socioeducativo gaúcho. “Nós temos que entender que a punição gera um efeito pedagógico. Neste sentido, é preciso ter uma estrutura adequada para realizar esta recuperação dos jovens, para que eles saibam que podem retornar ao convívio social e ter um novo futuro.”

Publicidade

Segundo Leite, não se pode desistir dos jovens que entram para o mundo do crime. “Por isso se faz um investimento tão grande como esse, com mais de R$ 60 milhões para os três novos centros projetados para o Estado”, disse ao citar as unidades que serão construídas em Santa Cruz, Osório e Viamão – ambas também em obras.

LEIA MAIS: Governador virá a Santa Cruz na próxima semana

Foto: Leandro Porto

A obra, que prevê investimento de cerca de R$ 21 milhões, será realizada a partir de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. Prevista para ser concluída em oito meses, a unidade abrigará 60 jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Publicidade

O presidente da Fase, Farelo Almeida, ressaltou que a unidade do Case vai priorizar jovens infratores da própria região e trabalhar com ênfase para a ressocialização dos menores que cumprem medidas socioeducativas. “É importante destacar a diferença do sistema prisional do sistema socioeducativo. No sistema prisional, a reincidência ultrapassa os 42%, o dobro da reincidência do sistema socioeducativo, que hoje é de 23% a 29%. Então, o objetivo é investir na ressocialização dos nossos jovens para que tenham uma nova oportunidade.”

Leite acompanha posse da nova diretoria da ACI
A segunda agenda foi ao meio-dia, em evento da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul. O governador participou da cerimônia de posse da nova diretoria da entidade e foi o palestrante do projeto “Tá na Hora”, reunião-almoço realizada pela ACI. O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, no Bairro Higienópolis.

LEIA MAIS
Nova diretoria da ACI toma posse em cerimônia com a presença do governador
Unidade da Fase em Santa Cruz deve entrar em funcionamento em oito meses

Publicidade

Vídeo: Leandro Porto

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.