Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Mais um caso suspeito de coronavírus em Santa Cruz é descartado

Foto: Rafaelly Machado

Coleta dos materiais serão encaminhados para o Lacen

Um boletim divulgado nesta segunda-feira, 9, pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) indica que foi descartado mais um dos três casos suspeitos de Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus – em Santa Cruz do Sul.

Dos casos notificados, em ordem, o primeiro e o terceiro estão descartados. O segundo caso suspeito que foi divulgado pela Secretaria de Saúde segue em análise pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme a Prefeitura, o terceiro caso notificado foi descartado antes mesmo de o segundo ter o resultado em função de o Laboratório Central do Estado (Lacen), no próprio Rio Grande do Sul, ter passado a fazer o exame de detecção do coronavírus somente depois da segunda notificação, que, então, já havia sido enviada para a Fiocruz.

Publicidade

LEIA MAIS: Lacen descartou 86 casos suspeitos de coronavírus desde sexta

Nos três casos suspeitos no município que vieram a público até agora, os pacientes haviam retornado de viagens à Itália e apresentaram sintomas compatíveis com os da doença: febre aliada a algum sinal de infecção respiratória.

O primeiro caso foi divulgado no dia 27 do mês passado. Os primeiros sintomas surgiram ainda durante a viagem para a Itália e se seguiram no retorno ao Brasil. O paciente ficou em isolamento e teve a suspeita descartada ainda na semana passada.

Publicidade

LEIA MAIS: Exame descarta coronavírus em paciente de Santa Cruz

O segundo caso veio a público já no dia 2 deste mês. O paciente também havia retornado recentemente da Itália e apresentou sintomas compatíveis com os da doença. Como, após envio à Fiocruz, o resultado leva mais tempo para sair, este caso segue em análise.

O terceiro caso notificado foi descartado nesta segunda-feira, 9, após análise do próprio Lacen. Assim, portanto, dos três casos, apenas o segundo em ordem de notificação aguarda o resultado. O primeiro e o terceiro já deram negativo.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz registra terceiro caso suspeito de coronavírus em menos de uma semana

No total, segundo o boletim, o Rio Grande do Sul tem 112 casos suspeitos. O Laboratório Central do Estado (Lacen) está habilitado, desde sexta-feira, 6, a investigar a existência da nova doença e relatou, nesta segunda, que já descartou 86 suspeitas. No entanto, só 34 foram registradas no boletim do Cevs.

LEIA MAIS: Lacen descartou 86 casos suspeitos de coronavírus desde sexta

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.