Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BIOMETRIA

Prazo encerra nesta quarta, mas eleitor tem até maio para evitar cancelamento do título

Foto: Naiara Silveira

Para a emissão da segunda via do título o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral

Encerra nesta quarta-feira, 11, o prazo para o recadastramento biométrico em Santa Cruz do Sul. Segundo o cartório eleitoral local, são atendidas, diariamente, entre 400 e 470 pessoas, mas 18 mil eleitores ainda precisam fazer o procedimento. Obviamente, nem todos conseguirão cumprir com este dever até esta quarta.

“A partir do dia 12 todos os títulos eleitorais entrarão em um processo de cancelamento, que poderá ser regularizado já a partir do dia 12”, explica o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor do Cartório Eleitoral, Marcelo Freitas.

Para poder votar nas eleições de outubro, o cidadão tem até o dia 6 de maio para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. “Seis de maio vai ser o fechamento de cadastro, vai ser o último dia para a pessoa fazer um alistamento, transferência e revisão. Então quem estiver em biometria ainda, não deixe para vir na última semana de abril, nem no início de maio, porque a fila vai aumentar”, alerta Freitas.

Publicidade

LEIA MAIS: Aproveitamento de dados do IGP pode dispensar quase 5 mil eleitores da biometria

Com o cancelamento do título de eleitor, o cidadão não consegue votar e sofre outras restrições, ficando impedido de tirar passaporte e carteira de identidade, de obter empréstimos em bancos públicos, de assumir cargos públicos e de renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo. No entanto, mesmo quem tiver o título cancelado pode ir ao cartório, a partir de 6 de maio, e retirar um atestado. “Nesta certidão, nós estaremos declarando que o sistema está fechado e com este documento ela vai resolver alguma pendência, em algum outro órgão público”, explica o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor.

Segundo Marcelo Freitas, o cartório local tem capacidade de fazer todos os cadastros biométricos até o prazo final de regularização, em maio. “Nós acreditamos que a revisão deve estabilizar em 90% do eleitorado. Porque as pessoas não residem mais em Santa Cruz e deverão fazer transferência nos locais em que estão residindo. Dentro dos nossos cálculos, a gente consegue atender todos os eleitores até o final”.

Publicidade

LEIA MAIS:
Fila para a biometria dobra duas esquinas no Centro
Como fazer a biometria? Veja quatro dúvidas respondidas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.