Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREOCUPAÇÃO

Santa Cruz do Sul tem três novos casos suspeitos de coronavírus

Foto: Rafaelly Machado

Coleta dos materiais serão encaminhados para o Lacen

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informa que investiga três casos suspeitos do novo coronavírus em Santa Cruz do Sul. Os exames serão coletados ao longo desta sexta-feira e encaminhados na segunda-feira ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Ainda não há informações sobre os pacientes.

Diante disso e para atender orientações do Ministério da Saúde sobre o novo coronavírus e o decreto do governador Eduardo Leite que pede suspensão de eventos no Estado, o prefeito Telmo Kirst decidiu nesta sexta-feira, 13, suspender pelo período de 15 dias todas as atividades da Administração Municipal que pudessem promover aglomeração de pessoas. No fim de semana, a Prefeitura deve anunciar novas medidas, após reuniões com os hospitais Santa Cruz, Ana Nery e Monte Alverne.

Carnaval
O desfile previsto para o próximo dia 21 será adiado, mas a nova data não foi definida.

Publicidade

Prefeitura nos Bairros
Os eventos que ocorreriam no dia 28, no Progresso, e no dia 4, no Aliança, foram cancelados.

Inaugurações
Entre os eventos previstos para os próximos dias estava a inauguração do Novo Cemai, marcada para o dia 21. O evento será adiado, porém a nova data ainda não foi definida. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informa que os atendimentos no atual prédio do Centro Materno Infantil (Cemai), localizado na Rua Ernesto Alves, 128, serão mantidos. Inicialmente, o local seria fechado para mudança dos equipamentos e treinamento dos profissionais.

Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoa com Deficiência
O evento que estava marcado para o próximo dia 19 e ocorreria em Santa Cruz foi cancelado.

Publicidade

Chegada do exterior
A prefeitura também reforça a recomendação do Ministério da Saúde de que, “a partir desta sexta-feira, todo viajante internacional fique em isolamento domiciliar por até sete dias a partir da data do desembarque, mesmo sem sintomas de covid-19.”

Idosos
A Secretaria de Saúde determinou nessa quinta-feira que pessoas a partir de 60 anos devem fazer marcações de consultas por telefone com a unidade mais próxima de sua residência. Os grupos que ocorrem no ambulatório do idoso/hipertenso/diabético foram suspensos e os pacientes devem entrar em contato por telefone com a unidade (3715-5718) para agendar a retirada de fitas de HGT.

LEIA MAIS: INSS vai suspender prova de vida de beneficiários por causa de coronavírus

Publicidade

Recomendações a entidades privadas
A Prefeitura pede que as instituições reavaliem a necessidade de realizar eventos fechados, com aglomeração de pessoas, pelos próximos 15 dias.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que é importante que as pessoas tomem medidas de prevenção individual como lavar as mãos com frequência, evitar aglomerações, deixar ambientes bem ventilados, uso de lenços descartáveis para fazer higiene nasal e evitar contato com os olhos, a boca e o nariz. Esclarece também que não há motivos para pânico e que Santa Cruz do Sul está preparada para a possível chegada do vírus no município.

LEIA TAMBÉM: Confira os famosos diagnosticados com coronavírus

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.