Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEIO AMBIENTE

FOTOS: projeto reúne fotografias de animais silvestres da região

Bugio-ruivo, clicado por Alana Rael, integra o acervo de imagens de bichos da região

Para divulgar as espécies nativas da região, um estudante de Santa Cruz do Sul criou o projeto Fauna do Vale do Rio Pardo. O objetivo da iniciativa é incentivar que a comunidade colabore com registros de animais nativos da área. Com um perfil no Instagram e uma página no Facebook, a iniciativa criada em dezembro de 2018 já reúne 104 fotos de 39 autores em dez municípios. Agora o objetivo é que moradores das outras cidades também colaborem, para que mais pessoas sejam alcançadas.

A ideia, inspirada em um projeto similar desenvolvido no Vale do Taquari, surgiu ainda na graduação, de acordo com o criador das páginas e biólogo Gustavo Henrique Lambert, de 25 anos. “Nas aulas de Ecologia e Educação Ambiental somos provocados a refletir sobre o nosso conhecimento e a interação que a sociedade tem com a fauna. Muitas vezes nos deparamos com o paradigma de que conhecemos mais a fauna de outros continentes do que a nossa.”

Segundo o organizador, o projeto é feito nos moldes da ciência cidadã, que une conhecimento científico e a contribuição da comunidade para reunir dados. “O projeto acaba formando um grupo de pessoas aliadas com a conservação das espécies e meio ambiente.”

Publicidade

LEIA MAIS: Exposição destaca cotidiano das mulheres rurais de Vera Cruz

O maior número de registros é de aves, que são de hábito diurno e têm grande variedade de hábitats, incluindo o urbano. Entre as fotos mais difíceis de conquistar estão as dos primatas, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba) e o macaco-prego (Sapajus nigritus), que estão na lista de animais ameaçados do Rio Grande do Sul. “Algumas pessoas podem os considerar comuns em nossa região, mas no contexto estadual a população destas espécies se encontra em declínio”, explica. As fotografias não passam por nenhum tipo de edição de cor ou filtro, apenas um corte para se enquadrar na postagem quando necessário.

Um dos desafios da proposta é identificar todas as espécies corretamente por meio das fotos. Em alguns casos é possível definir apenas a família ou é necessário consultar outros profissionais que se especializaram em determinados grupos. Além do nome popular da espécie e do nome científico, as fotos costumam ser publicadas com a família, o local de registro e a autoria da imagem. “Em alguns casos, são colocadas informações adicionais para fins de educação ambiental, sendo essa implementação uma das próximas ideias para tornar o projeto mais interessante e educador.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Solar Ana Nery abre exposição Monalisas, com foco nas residentes

Como colaborar com o acervo digital
O projeto Fauna do Vale do Rio Pardo aceita registros de qualquer espécie presente do reino animal que seja nativa da região e fotografada aqui. O projeto não publica imagens em que os animais são manuseados por pessoas, salvo em casos de profissionais que atuam na preservação, conservação ou educação ambiental, já que a prática traz riscos para o animal e para a pessoa.

Também não são aceitas imagens de pets ou animais em situação de cativeiro por meio de posse ilegal. As fotos podem ser enviadas pelo perfil @faunadovalerdoriopardo no Facebook ou @faunavaledoriopardo no Instagram. Registros também podem ser encaminhados pelo e-mail [email protected].

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.