Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

É MENTIRA

Áudios que circulam no WhatsApp são falsos

Dois áudios falsos circulam nas redes sociais nesta quinta-feira, 19, com informações de tom alarmista sobre a pandemia do novo coronavírus. Um deles é creditado ao médico infectologista Marcelo Carneiro, que atua no Hospital Santa Cruz (HSC) e é integrante do Gabinete de Emergência criado no município.

A mensagem diz que a tendência é que a “catástrofe” no Brasil seja maior do que a registrada na Itália (onde mais de 3 mil pessoas já morreram) e orienta que ninguém saia de casa. O áudio, no entanto, não foi gravado por Carneiro.

No outro, uma mulher diz que trabalha no Hospital Santa Cruz e afirma que existem muitos casos confirmados da doença em Santa Cruz do Sul. O HSC divulgou nota na noite desta quinta em que confirma que o áudio foi gravado por uma funcionária da instituição, mas informa que as informações mencionadas por ela “não condizem com a situação atual do município em relação ao Covid-19”. O comunicado ainda destaca que os dados oficiais são os da Secretaria Municipal da Saúde – que aponta 37 casos suspeitos da doença em Santa Cruz e nenhum confirmado.

Publicidade

LEIA MAIS: Número de casos suspeitos em Santa Cruz do Sul sobe para 37

Leia a íntegra da nota do Hospital Santa Cruz:

A direção do Hospital Santa Cruz (HSC) comunica que os dados mencionados em áudio compartilhado por uma funcionária da Instituição não condizem com a situação atual do município em relação ao Covid-19 (Coronavírus). Os dados oficiais são da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul e indicam que no momento há 41 notificações no município, sendo quatro casos descartados e 37 em avaliação. Da mesma forma, o áudio que está sendo compartilhado como do médico infectologista Marcelo Carneiro não é de sua autoria e nem de qualquer outro médico de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

O Hospital pede a compreensão de todos para que não sejam compartilhadas informações que não sejam as oficiais do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde, do Governo do Estado ou da Secretaria Municipal de Saúde.

LEIA MAIS: Coronavírus: acompanhe as últimas notícias sobre o Covid-19

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.