Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sem aglomeração

Pandemia força a suspensão de cultos e cerimônias religiosas

Foto: Alencar da Rosa

A pandemia do coronavírus também mudou a rotina de quem frequenta os templos religiosos de Santa Cruz do Sul. Parte das igrejas decidiu pela suspensão das celebrações por tempo indeterminado, para evitar a aglomeração. Outras optaram pela redução de atendimentos e serviços. Confira no quadro:

O QUE MUDA NAS IGREJAS

Igreja Católica
As celebrações litúrgicas e outras concentrações tiveram alterações em decorrência da pandemia. Em nota, o bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Aloísio Dilli, recomendou que concentrações maiores de fiéis nesse período de emergência, tanto em celebrações quanto para outros fins, sejam transferidas para datas futuras ou mesmo canceladas. Embora as igrejas permaneçam de portas abertas, não serão mais realizadas missas ou outras celebrações, apenas em templos espaçosos e com duração menor.

Publicidade

Também não haverá distribuição de folhas ou folhetos, ou ritos com contato físico (mãos dadas, abraços, ósculo da paz, comunhão na boca e água benta em recipiente de contato comum). Haverá a comunhão dada somente na mão. Visitas dos ministros aos hospitais, casas geriátricas ou particulares só devem ser realizadas em casos especiais e com todas as precauções.

As confissões são realizadas com distância nos locais de convívio e com uso de películas protetoras. Na Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul, estão suspensos até o fim deste mês as missas e encontros de catequese. O atendimento para assuntos urgentes, como encomendações e sepultamentos, pode ser feito pelo telefone (51) 9 8023-4836.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: acompanhe as últimas notícias sobre a Covid-19

Publicidade

Igreja Evangélica
O presidente do Conselho de Ministros Evangélicos (Codesc) de Santa Cruz do Sul, Sandro Pimenta, informou que a orientação é evitar aglomerações. Embora as igrejas permaneçam abertas, a partir de hoje à noite não serão mais realizados cultos presenciais. Eles deverão ser transmitidos de forma online.

Igreja Evangélica Quadrangular Pentecostal
O pastor Eurípedes Vieira, responsável pela Regional dos Vales do Rio Pardo e Taquari, que compreende 62 templos religiosos, ressaltou que a maioria das igrejas está seguindo as orientações dos decretos do município a qual pertencem. “ Em algumas, os cultos e eventos foram cancelados. Já em outras, houve redução no número de celebrações. Porém, a recomendação é evitar aglomerações de pessoas. O máximo permitido por celebração é de até 50 fiéis e eles devem se manter a uma distância de 2 metros um do outro”, afirmou. Outra medida adotada é a realização de cultos aos domingos, às 9 horas, às 15 horas e às 17h30, com grupos diferentes formados por homens, mulheres e jovens.

Centro de Umbanda
A orientação para todos os templos é ter cautela nos atendimentos mediúnicos, festas e qualquer tipo de evento que concentre um grande número de pessoas. No Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, o babalorixá Pai Antônio de Ogum informou que os atendimentos foram reduzidos e estão sendo realizados somente por hora marcada, com uma hora de intervalo. As sessões mediúnicas foram canceladas, assim como um evento que aconteceria no próximo dia 28, que deveria reunir aproximadamente 800 pessoas. “Estamos analisando a possibilidade de cancelarmos também a carreata de São Jorge, marcada para 25 de abril. Vamos aguardar e avaliar a situação”, afirmou Pai Antônio.

Publicidade

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
Em Santa Cruz do Sul todas as atividades, como cultos, celebrações, encontros e outros, estão suspensos. Somente atendimentos pontuais, como encomendações e sepultamentos, estão sendo realizados, desde que sejam breves e com número reduzido de pessoas. A orientação, segundo o pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Centro, Márcio Trentini, é que os templos permaneçam fechados. As reuniões devem ser feitas de forma virtual.

Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Na congregação de Santa Cruz do Sul da IELB todas as atividades, como cultos, reuniões de departamentos, ensaio do coral e aulas de instrução serão canceladas de 21 de março a 5 de abril. Conforme o pastor Edemar Furhmann, todos os sábados, às 19 horas, haverá transmissão de culto ao vivo no Facebook. Já nas quartas-feiras, às 19h30, acontece estudo bíblico, também pelo mesmo canal.

Igreja Assembleia de Deus
A direção informou que medidas estão sendo discutidas e devem ser informadas nos próximos dias.

Publicidade

LEIA MAIS: Vale do Rio Pardo tem 48 casos suspeitos de coronavírus

Centro Espírita
Cada entidade vai funcionar de acordo com suas regras. Algumas suspenderam todas as atividades por tempo indeterminado. Na Sociedade Espírita A Caminho da Luz, a vice-presidente Eliane Lopes relatou que todos os atendimentos presenciais estão cancelados, inclusive passes. A irradiação será feita por um funcionário da casa, sem público. Palestras serão transmitidas ao vivo pelo Facebook nas terças e sextas-feiras e também aos sábados, às 20 horas.

LEIA MAIS: Decreto prevê fechamento de estabelecimentos comerciais em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.