Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMBATE À PANDEMIA

Ambulatório de Campanha entra em funcionamento a partir das 19 horas

Foto: Alencar da Rosa

A partir das 19 horas desta segunda-feira, 23, os pacientes com idade acima dos 13 anos, que apresentarem sintomas leves a moderados para a contaminação com o coronavírus, devem procurar atendimento no Ginásio Poliesportivo. Durante o fim de semana, equipes da Secretaria Municipal de Saúde trabalharam na montagem do Ambulatório de Campanha que terá 50 leitos para casos em observação.

A coordenadora do espaço, Raquel Rozeno, explica que o atendimento será feito no local até que o paciente esteja estabilizado. “Quem puder fazer isolamento domiciliar, será liberado. Teremos 50 leitos de observação para que as pessoas fiquem até que os quadros permitam a volta para casa ou sejam transferidas para os hospitais de referência, em casos mais graves”, destacou.

LEIA MAIS: Fiscalização da Prefeitura fecha 13 locais por promoverem aglomerações

Publicidade

Raquel conta que o paciente que apresentar sintomas severos de coronavírus, ou seja, já estiver com insuficiência respiratória, deve procurar atendimento médico direto no Hospital Santa Cruz, no Ana Nery, na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda ou no Hospitalzinho do Bairro Santa Vitória. Para crianças menores de 12 anos, o atendimento será no Centro Materno-Infantil (Cemai).

Os serviços do ambulatório terão início às 19 horas desta segunda. Em relação aos profissionais que irão atuar junto ao local, Raquel explica que a Saúde está organizando as equipes e realocando os serviços e profissionais.

Segundo a coordenadora, o ginásio foi escolhido para receber o ambulatório por duas razões. Primeiro, por ser um espaço amplo, central e de mais fácil acesso. Em segundo, pela expertise das equipes da Saúde, que utilizam o local como área de atendimento em saúde durante grandes eventos como a Oktoberfest.

Publicidade

Na tarde desse domingo, 22, o prefeito Telmo Kirst, o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior e o infectologista Marcelo Carneiro, visitaram a instalação da estrutura que foi montada para receber os pacientes.

Como irá funcionar o atendimento ao público

Moradores de Santa Cruz do Sul que estiverem com os sintomas da contaminação com o coronavírus deverão se dirigir para o Ambulatório de Campanha. Febre, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo e dificuldade para respirar são os sinais para o atendimento no Poliesportivo. “Quem apresentar sintomas mais graves, como a insuficiência respiratória, a falta de ar, deve procurar a UPA e os hospitais”, reforça a coordenadora do ambulatório.

Publicidade

O serviço funcionará 24 horas e o acesso dos pacientes será feito pelo Portão 7 do Parque da Oktoberfest, pela Avenida Independência. No lado de fora do ginásio serão distribuídas senhas. O acesso ao ambulatório é pela entrada lateral do espaço, sinalizada com a indicação “posto médico”.

Ao ingressar no ambulatório o paciente será avaliado pela enfermagem, em uma sala de triagem, seguindo após para consulta com médico. O primeiro estágio será na sala de medicação que tem capacidade para seis pacientes.

Caso os sintomas sejam amenizados, a pessoa deverá retornar para casa e cumprir o isolamento de 15 dias. Aquele que ficar só será liberado quando estiver estável. Assim, quem passar pela sala de medicação e continuar com sintomas, segue em atendimento na sala de observação que fica na quadra do ginásio, onde estão montados os leitos. Casos mais graves serão levados aos plantões dos hospitais.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Combate ao coronavírus: prefeito de Santa Cruz anuncia novidades

Da sala de medicação o paciente será liberado ou ficará em observação nos leitos

Crianças no Cemai

Crianças com até 12 anos devem ser levadas para o Centro Materno Infantil (Cemai), onde há atendimento especializado. Se apresentarem sintomas leves, mesmo que gripais, o ideal é ligar para a unidade de saúde que atende o bairro, ou para a Vigilância Epidemiológica, nos telefones 2109 9547 ou 98444 9875.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confira alterações nos serviços em Santa Cruz do Sul

Câmara devolverá R$ 3,5 milhões

Durante o pronunciamento do prefeito Telmo Kirst (PSD) na manhã desse domingo, o chefe do Executivo santa-cruzense confirmou a devolução de R$ 3,5 milhões aos cofres do município.

Conforme o presidente do Legislativo, Elstor Desbessell (PL), geralmente este valor é devolvido à Prefeitura no fim do ano. “Porém, a Câmara julgou necessária esta antecipação e destina estes recursos para uso exclusivo ao enfrentamento do coronavírus. O repasse será automático”, destacou o presidente.

O município envia nesta segunda-feira dois projetos para apreciação à Câmara de Vereadores. Um deles é para contratação de 55 profissionais da área da saúde. A contratação emergencial para até 15 médicos, 30 técnicos em enfermagem e 10 enfermeiros para a Secretaria Municipal de Saúde. O segundo projeto de lei é para a retomada do programa Regularize Cidadão. O valor arrecadado com o pagamento de dívidas será revertido ao combate do novo coronavírus.

A sessão da Câmara ocorrerá por meio de uma vídeoconferência, às 16 horas. De acordo com o presidente do Legislativo, a ideia é que ambos projetos de lei encaminhados pelo Palacinho sejam apreciados nesta sessão.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.