Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Hospital Santa Cruz altera fluxo de atendimento devido ao coronavírus

O Hospital Santa Cruz (HSC) alterou a partir dessa segunda-feira, 23, o fluxo de atendimento nas portas de entrada da instituição. O objetivo é colocar em funcionamento a Unidade Respiratória com capacidade para suporte intensivo, destinada ao atendimento exclusivo de pacientes com sintomas gripais ou síndromes respiratórias, mantendo em outro local o atendimento aos demais pacientes.

Todos os pacientes que buscarem atendimento com sintomas gripais ou síndromes respiratórias devem se dirigir diretamente ao local onde normalmente funciona o Pronto Atendimento (PA), que passa a ser caracterizado como Unidade Respiratória com capacidade para suporte intensivo. Na unidade foram preparadas estrutura e equipe especializadas para atender especificamente a estes casos. A Unidade Ambulatorial Acadêmica, que está com atendimentos suspensos temporariamente, fica disponibilizada como retaguarda em caso de necessidade.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz pretende criar mais 20 leitos de UTI

Publicidade

No Ambulatório de Convênios e Particulares serão atendidos os demais casos de urgência e emergência e consultas em geral, tais como acidentados, politraumatizados, casos clínicos não respiratórios, cardíacos, entre outros, para todos os convênios, incluindo o SUS, exceto os casos com queixas de sintomas gripais. Nas portas de entrada, incluindo o Centro de Diagnóstico e Intervenção de Imagem (CDII), é feita uma pré-triagem externa com pacientes e acompanhantes para ajudar a direcionar os atendimentos. No caso das gestantes, o atendimento será encaminhado diretamente para o Centro Obstétrico, após triagem.

Já na semana passada o Comitê Interno de Gerenciamento da Crise do HSC iniciou a elaboração dos novos fluxos de atendimento e os trabalhos de adequação física das áreas envolvidas, com a organização das escalas médica, de enfermagem e de apoio e treinamentos de biossegurança e uso de EPIs para todos os profissionais, além da elaboração de protocolos de atendimentos e levantamento de materiais e equipamentos existentes. A Instituição contará também com o suporte dos serviços e dos cursos da área da saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

LEIA MAIS: Hospital Santa Cruz suspende visitas e divulga orientações

Publicidade

As mudanças entraram em vigor na tarde dessa segunda-feira. A direção do HSC reitera que todas as medidas de prevenção devem ser reforçadas e difundidas. A recomendação do Ministério da Saúde é que ao apresentar sintomas de coronavírus, como tosse, febre e dificuldade para respirar, deve-se ficar em casa e entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, pelo telefone (51) 3715-1546. Pacientes com sintomas leves devem procurar atendimento no Ambulatório de Campanha instalado junto ao Ginásio Poliesportivo.

Doações
Em relação aos materiais, o Hospital Santa Cruz solicita a doação de avental descartável impermeável, máscara descartável com tiras ou elástico, luvas de procedimento, máscara PFF2 N95, óculos de segurança, álcool gel ou álcool líquido 70% ou então doações em recursos financeiros. Os materiais podem ser entregues na recepção do HSC e as doações financeiras por meio de contas no Banco do Brasil (Ag. 4044-4 / C.C. 37.252-8), no Unicred (Ag. 1161 / C.C. 34.226-2) ou na Caixa Federal (Ag. 2515 / CC 596-7). Em caso de dúvidas ou informações adicionais entrar em contato pelo telefone (51) 3713-7478.

Outras medidas já adotadas pela Instituição:
– Todas as visitas aos pacientes internados estão suspensas, inclusive nas emergências. Para cada paciente é permitido apenas um acompanhante por vez, sendo que até dois nomes podem ser cadastrados na recepção para revezamento.
– Na UTI Adulto, as visitas estendidas estão suspensas por tempo indeterminado.
– Exames e/ou cirurgias eletivas permanecem sendo realizados normalmente em pacientes assintomáticos, respeitando as orientações quanto a acompanhante e visitas.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.