Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTIAGEM

Corsan aposta nas chuvas de abril para elevar nível do Lago Dourado

Foto: Rafaelly Machado

Com a baixa no volume, aves aproveitam a praia que se formou após a taipa

O baixo volume do Lago Dourado impressiona. Uma praia se formou nas proximidades da taipa, o que provoca questionamentos sobre a chance de racionamento de água em Santa Cruz do Sul.

Segundo o superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), José Roberto Ceolin Epstein, a possibilidade é nula, por enquanto. Para ele, a estiagem prolongada é preocupante, mas acredita em uma melhora no cenário com as chuvas previstas para o mês de abril.

A capacidade do reservatório é para mais 56 dias. O cálculo é feito com base no volume útil atual, de 56%, monitorado diariamente por meio de uma curva batimétrica. Ao considerar um decréscimo de 1% por dia, chega-se à previsão de quase dois meses com água no lago.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mesmo com açudes secos, produtores mantêm boa qualidade de hortaliças

Epstein estima que a redução diária é, inclusive, inferior: entre 0,6% e 0,7%. O nível de entrada de água do Rio Pardinho no lago passou de 1,2 metro para 6 centímetros, conforme a régua de medição.

Estratégias serão colocadas em prática para aproveitar a água da chuva. Uma bomba será instalada no pré-recalque de captação, na jusante. Também serão colocadas balsas com bombas movidas a geradores. “Quando chover, possivelmente no início de abril, temos que aproveitar para recarregar o lago o máximo possível”, destacou.

Publicidade

Com as pessoas em casa em razão do coronavírus, o consumo foi acentuado. Por isso, a recuperação da capacidade será ainda mais lenta. “Temos grandes expectativas de que a situação será amenizada com as chuvas em abril. Mas caso contrário, teremos que reavaliar a questão do racionamento. Acredito que não chegaremos ao limite crítico”, avaliou.

LEIA MAIS: Caminhões-pipa levam esperança ao interior

Epstein salientou que não há como depender dos oito poços artesianos instalados pela Corsan em Santa Cruz do Sul para suprir o abastecimento. Segundo ele, todos são de baixa vazão e correspondem a aproximadamente 5% do total da rede.

Publicidade

A falta de chuva também impede a recarga do lençol freático. “Santa Cruz não é exceção. Outros municípios enfrentam dificuldades com a estiagem, inclusive com situações mais graves”, complementou.

Coordenador da Defesa Civil municipal, José Joaquim Dias Barbosa informou que o nível do lago está em 3,3 metros, quando o normal seria 4,8 metros. Segundo ele, as precipitações nos últimos 30 dias resultaram em apenas 10 milímetros, volume insignificante diante da crise.

LEIA TAMBÉM
Momento instável preocupa produtores de tabaco da região
Atividade no campo precisa continuar: “A gente não para nunca”, diz produtor

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.