Em Santa Cruz 25/03/2020 12h12 Atualizado às 14h31

Ambulatório de campanha atendeu 56 pessoas em 24 horas

Estrutura montada junto ao Poliesportivo recebe pacientes com sintomas leves da doença

A fim de minimizar os impactos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul idealizou um ambulatório de campanha para receber pacientes com sintomas leves. A estrutura, organizada junto ao Ginásio Poliesportivo, funciona desde segunda-feira, 23, e nessa terça-feira, 24, registrou o atendimento de 56 pessoas com sintomas de coronavírus. Segundo informações da secretaria, nenhuma delas precisou ficar em observação.

Conforme o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, todas as medidas de contenção e de isolamento que foram tomadas, tanto por recomendações da Organização Mundial da Saúde como do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual, foram consideradas com a intenção de não superlotar as unidades de saúde. “O ambulatório foi criado especificamente para atendimento dos casos suspeitos, pois, a exemplo de outros países, isso evita o volume de pacientes em busca de atendimento nas unidades básicas”, explicou.

LEIA MAIS: Primeiros pacientes são atendidos na estrutura do ambulatório de campanha

Os leitos contam com desfibriladores, respirador, monitor cardíaco e carro de parada cardíaca com equipamentos, além de medicações e instrumentos de enfermagem como nebulizador, estetoscópio, esfigmomanômetro e oxímetro, dentre outros. Quatro camas hospitalares do Hospital Ana Nery também foram doadas para o local. “Santa Cruz está sendo um exemplo na prevenção para várias cidades. Com certeza, nos primeiros dias, o volume de atendimento será mais baixo, mas nós estamos preparados para lidar com todas as situações”, declarou o secretário.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS