Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Início em 15 dias

Prefeitura de Santa Cruz vai investir R$ 400 mil para realizar testes no município

Foto: Reprodução

O secretário de Saúde de Santa Cruz do Sul, Régis de Oliveira Júnior, anunciou na tarde desta sexta-feira, 27, uma parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que irá possibilitar que os testes para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, sejam realizados no próprio município. Segundo ele, a Prefeitura irá investir cerca de R$ 400 mil para a aquisição de 5 mil testes.

Conforme o secretário, a Unisc possui um laboratório capaz de realizar essa testagem. Além disso, para a leitura do DNA, a empresa ProfiGen do Brasil fará o empréstimo temporário de um equipamento capaz de realizar essa coleta de informações. A expectativa é que a realização dos testes em Santa Cruz inicie em 15 dias.

LEIA MAIS: ÁUDIO: Telmo Kirst mantém decreto municipal de distanciamento social

Publicidade

Cabine de biossegurança – para preparar as amostras para extração do RNA (material genético do vírus, que indica infecção)
Equipamento para fazer teste para diagnóstico (PCR) em tempo real

Com a aquisição do kit de testes, o município terá capacidade para realizar de 50 a 100 testes por dia, o que deve agilizar no diagnóstico. “O investimento é feito pela Prefeitura e, em contrapartida, a universidade irá disponibilizar os professores e estudantes que já estão se organizando para fazer os exames”, explica Régis.

A presidente da Apesc e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer anunciou outras iniciativas tomadas a fim de combater a disseminação e o contágio do coronavírus. Uma delas é a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como máscaras e jalecos. A produção já está sendo organizada por pesquisadores, professores, engenheiros, mestrandos e bolsistas da universidade.

LEIA MAIS: Decreto determina fechamento de estabelecimentos comerciais em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Importante anúncio da Secretaria Municipal de Saúde. Acompanhe!

Posted by Município de Santa Cruz do Sul on Friday, March 27, 2020
Veja na íntegra o anúncio do secretário Régis de Oliveira Júnior

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.