Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

coronavírus

Santa Cruz tem disponibilidade de 50 respiradores

Foto: Agência Brasil

Com uma população estimada em 129,4 mil pessoas, incluindo 20,9 mil idosos, Santa Cruz do Sul dispõe de 50 respiradores artificiais em seus três hospitais. Embora até o momento não haja casos confirmados de Covid-19, a capacidade da estrutura de atendimento do município e a possibilidade de uma escalada de infectados nos próximos dias, quando a pandemia atingirá seu momento mais crítico no país, é motivo de preocupação entre as autoridades locais e reforça a defesa da manutenção das medidas de isolamento social.

Segundo dados fornecidos pelos hospitais Santa Cruz, Ana Nery e Monte Alverne, dos 50 respiradores existentes no município, apenas 40 são para uso em adultos, que constituem o grupo de risco da doença, enquanto os demais são para crianças e recém-nascidos. Ao todo, o HSC possui 29 equipamentos, o Ana Nery possui 19 e o Monte Alverne, dois – um deles foi cedido para o ambulatório de campanha, que está em funcionamento junto ao Ginásio Poliesportivo. Na prática, isso significa que o município dispõe de respiradores para atender a menos de 0,5% da população idosa.

Outra preocupação é em relação aos leitos de UTI: são apenas 35. O HSC possui 20, sendo oito neonatal, dois pediátricos e 10 adultos. Já o Ana Nery possui 15, oito deles criados exclusivamente para pessoas com suspeita de Covid-19 e síndromes gripais. O HSC ainda possui uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 15 leitos, mas também voltados a pacientes neonatais. O Hospital Monte Alverne não dispõe de UTI.

Publicidade

LEIA MAIS: ÁUDIO: Telmo Kirst mantém decreto municipal de distanciamento social

Ainda na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou ao governo estadual um projeto para viabilizar a criação de até 20 novos leitos de UTI e CTI, que seriam divididos entre os hospitais Santa Cruz e Ana Nery – ambos já possuem espaços prontos para isso. Isso, porém, depende da disponibilidade de recursos.

A Prefeitura criou uma conta para receber doações de empresas, entidades e pessoas físicas. A prioridade será investir os recursos arrecadados na estruturação dos novos leitos e na manutenção deles.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.