Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Religiosidade

Celebrações online ganham destaque durante a pandemia

Foto: Alencar da Rosa

Em decreto assinado nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro incluiu as igrejas e templos religiosos na lista dos serviços essenciais durante a quarentena para enfrentamento da pandemia do coronavírus. A decisão foi publicada nessa quinta-feira, 26, no Diário Oficial da União, e nesta sexta derrubada pela Justiça. Mesmo antes da decisão judicial, no entanto, líderes religiosos da região já afirmavam que manteriam as celebrações sem público, até segunda ordem.

Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) de Santa Cruz do Sul, que realiza cultos de forma online desde a semana passada, o pastor Márcio Arthur Trentini afirmou que a orientação para todas as igrejas é ficar com as portas fechadas e respeitar as orientações do município onde estão sediadas.

No último domingo, um culto transmitido pela igreja de Santa Cruz do Sul teve mais de 1,7 mil visualizações. “Nossa celebração de forma online está sendo positiva, tivemos também vários compartilhamentos e agradecimentos por mantermos a fé, mesmo que a distância.” A celebração teve duração de meia hora. Neste domingo, às 9h30, um novo culto será transmitido.

Publicidade

LEIA MAIS: Pandemia força a suspensão de cultos e cerimônias religiosas

Da mesma forma, a Igreja Católica mantém suas celebrações religiosas e missas apenas com pequenos grupos da liturgia, sem a presença de público. A CNBB orientou os bispos que acatassem as orientações dos poderes locais e incentivassem celebrações sem público. Em comunicado à diocese, Dom Aloísio Dilly orientou os padres e líderes comunitários a se organizarem desta forma. Algumas celebrações são transmitidas pelas redes sociais.

O coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Santa Cruz do Sul, padre Roque Hammes, disse que a igreja já se organiza para as celebrações de Páscoa. “Aguardamos as orientações para os próximos dias, mas se o prazo se estender, não está descartada a possibilidade de todas as celebrações serem de forma online. Não é a mesma coisa que presencial, mas é a maneira que encontramos para estarmos sintonizados com a comunidade”, disse.

Publicidade

Bispo Dom Aloísio divulgou orientações

LEIA MAIS: Governo define lotéricas e igrejas como atividades essenciais

Outras Igrejas

Assembleia de Deus – As igrejas dos oito municípios que pertencem à congregação estão de portas fechadas. Cultos menores, denominados “devocionais”, estão sendo publicados nas redes sociais. O vice-presidente da Igreja, pastor Neemias da Silva Júnior, esclarece que será mantida a determinação inicial. “Por hora, não reabriremos. Vamos aguardar os desdobramentos desta situação e pedimos que as pessoas sigam suas orações em casa.”

Publicidade

Evangélica Quadrangular – A congregação que contempla 62 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari segue as mesmas medidas adotadas na semana passada. O bispo Eurípedes Vieira afirmou que os templos continuam abertos aos sábados e domingos apenas como espaço de oração, não sendo permitida a presença de mais que cinco pessoas, para evitar aglomeração. Os cultos estão sendo realizados de forma online, de acordo com a definição de cada pastor.

Igreja Evangélica – As 14 igrejas que integram o Conselho de Ministros Evangélicos (Comesc) de Santa Cruz do Sul estão de portas fechadas. Conforme o presidente, Sandro Pimenta, a partir da próxima semana alguns templos deverão abrir. A recomendação é que apenas atendimentos assistenciais, sem aglomerações, sejam realizados. Cultos, somente de forma online, transmitidos de acordo com a logística de cada pastor.

IELB – A Congregação de Santa Cruz da Igreja Evangélica Luterana do Brasil ( IELB) se mantém com as portas fechadas. Todos os sábados, às 19 horas, um culto será transmitido ao vivo no Facebook.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.