Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Pico da doença deve ocorrer nas próximas semanas de abril

A pandemia de coronavírus, que já matou três pessoas no Estado e tem outros 239 casos confirmados, deve atingir o ápice nas próximas semanas do mês de abril. A projeção partiu do professor de Epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFRGS, gerente de Risco do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e integrante do Comitê Científico de apoio ao enfrentamento do coronavírus Ricardo Kuchenbecker.

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta segunda-feira, 30, o médico ainda enfatiza que no Brasil, de dez pessoas que tiveram contato com o vírus, só temos acesso a uma delas, ou seja, só temos a confirmação de um caso. “O Estado e o país não têm essa informação. Estamos hoje limitando a realização de exames apenas nos sintomáticos, que procuram o atendimento nos hospitais. Deveríamos ter uma base mais ampla de testagem, com uma informação mais próxima e verdadeira, que pudesse contribuir efetivamente com as ações de combate à doença.”

LEIA TAMBÉM: Famurs recomenda manutenção do isolamento social

Ele acredita que o mundo ainda não tem resposta sobre o que pode frear a disseminação do vírus. “É uma pandemia global e o desafio é aprender globalmente e agir localmente. O isolamento social pode ter consequências na economia principalmente dos que mais precisam, mas sabemos que, se as escolas pararem, por exemplo, evita 25% de transmissão mesmo que envolvam crianças, adolescentes e universitários, que têm um menor risco.”

Publicidade

Já em relação à retomada das atividades, Kuchenbecker diz que há uma dificuldade prática. “Primeiro, não estamos seguros sem informações de testagem, o país não faz isso de forma ampla. Segundo, no caso de retorno da construção civil, por exemplo, quais medidas para não expor seus trabalhadores e familiares? Esbarramos ainda hoje na falta de informação e não sabemos o quanto essas pessoas estarão protegidas.”

LEIA TAMBÉM: Estado registra terceira morte por coronavírus

“O vírus não conhece CEP”
O médico expõe que o grande desafio das medidas no Estado são a dimensão territorial e a heterogeneidade social e econômica. “O vírus não conhece CEP, não percebe a separação territorial. Precisamos agir como uma grande comunidade que constrói estratégias em conjunto ou teremos dificuldades para saírmos disso.”

Publicidade

Medidas podem seguir por todo o ano
Mesmo com o pico previsto para abril, o médico acredita que as medidas para conter a disseminação do vírus podem ocorrer durante todo o ano. É o caso do isolamento. “Talvez vamos afrouxar, baseados na evolução de testes e casos, e depois tenhamos que apertar novamente e assim sucessivamente. Isso pode ocorrer em todo o 2020 e até além disso. Testagens vão nos dizer se estamos acertando ou errando.”

Para ele, nunca estivemos tão inseridos em uma aldeia global. “Alguns modelos apontam que o pico de casos será na segunda ou terceira semana de abril, ou ainda nas primeiras de maio; outros, fim de abril. Serão momentos em que teremos uma grande utilização de recursos como leitos e respiradores. Estado e municípios precisam estar integrados, pois, se a resposta não for conjunta, ela não será efetiva.”

LEIA TAMBÉM: Municípios da região começam a flexibilizar quarentena

“É preciso um ponto de equilíbrio”
Questionado sobre como atender à economia, abrindo as portas de fábricas e comércio, e também à saúde, persistindo com o isolamento, Kuchenbecker acredita que os líderes do setor produtivo e da saúde precisam fazer leituras complementares. “As medidas de isolamento social têm um impacto socioeconômico e pode ser até pior do que o número de óbitos, mas suspender esse isolamento sem ter uma base mínima de informação é uma medida temerária. Estamos aprendendo com a pandemia e é preciso um ponto de equilíbrio.”

Publicidade

Ele cita como exemplo uma medida tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que invocou uma lei antiga que determina que empresas que produzem produtos necessários para a sociedade, como de automóveis, por exemplo, produzam ventiladores mecânicos. “O Estado tem uma grande capacidade no setor produtivo, mas o que mais nos falta é a informação. Empresários do ramo produtivo podem reunir dados da saúde dos seus trabalhadores e familiares. Quantos têm mais de 60 anos? Quantos têm doenças crônicas? Informações que poderíamos juntar para efetivamente termos pistas em que possamos seguir pensando daqui para frente.”

Confira a entrevista completa

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.