Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Bom exemplo

FOTOS: aposentado planta mil mudas e recria parte de floresta em Vera Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Poll trabalha na recuperação desde 2008, quando adquiriu 70% da área dos irmãos

Desde criança, o jornalista aposentado Mário André Poll, de 58 anos, nutre um apreço muito grande pela casa em que cresceu, em Rincão da Serra, Vera Cruz. Porém, foi há 12 anos que ele começou a dar forma ao sonho de infância: transformar a propriedade da família em uma área de preservação permanente, quiçá um parque ambiental, com todos os 5 hectares de terra recuperados. Até o momento, Poll, que recebe e aceita doações de mudas, contabiliza 3 hectares replantados e mais ou menos mil árvores, plantas e arbustos fixados naquele solo.

Poll é da terceira geração da família em Rincão da Serra. O aposentado conta que, dos seis irmãos, ele foi o único que nasceu no Hospital Vera Cruz. Acredita que por isso, desde guri, sempre gostou mais da área onde a família se constituiu. “Eu sempre via este espaço como um lugar especial, me faz bem estar aqui. Em 2008, comecei a realizar o sonho de poder utilizar esta área”, contou.

LEIA MAIS: Associação garante abastecimento, mas cobra uso consciente da água

Publicidade

Na época, Poll adquiriu 70% da propriedade dos irmãos e começou o processo de reflorestamento. A área, que no passado era usada para criação de gado, aves e suínos, e para o plantio de grãos e verduras, tinha uma pequena parte com árvores frutíferas nativas. A primeira parte que ele recuperou, plantando muda por muda, foi a do pomar. Depois, outros dois hectares começaram a ser reflorestados pelo aposentado. “Não tenho preferência de mudas. O melhor é que sejam nativas, mas aceito doações de todos que quiserem ajudar”, contou.

Em seu laboratório a céu aberto, Poll também faz experimentos. Aprende que o melhor método de reprodução de árvores frutíferas nativas é plantando a semente sem secagem – ou seja, é comer a fruta e já semear para fazer muda. Ele estuda o comportamento das plantas e adquire assim lições sobre como a natureza se regenera.

LEIA MAIS: Estiagem impacta oferta de água e de alimento para os animais

Publicidade

Parte da área da propriedade segue arrendada para o plantio de milho. Outra, já recuperada, abriga um espaço destinado ao lazer. Desde 2015, o FutePoll abriu suas portas à prática esportiva. Hoje, com investimento da família, tornou-se um complexo de lazer para atividades em meio à natureza, festas, eventos corporativos e até hospedagem. As edificações históricas, como a casa comercial do avô de Poll, a casa da família e o prédio que abrigava um antigo açougue, foram transformados em quartos para hospedar quem gosta do meio ambiente.

LEIA MAIS: Produção de leite cai quase pela metade por causa da seca

Certeza de continuidade
Poll afirmou que o sentimento de continuidade da vida na propriedade de Rincão da Serra é compartilhado com a filha, Heloísa Letícia, que também é jornalista. “Eu percebi que ela tem a mesma paixão, sente o mesmo que eu em relação a esta propriedade. Isso me motivou a investir aqui e a desenvolver este trabalho”, revelou o aposentado.

Publicidade

O sentimento compartilhado com a filha dá mais força e aumenta o entusiasmo do aposentado. “Quero ter pelo menos mais uns dez ou 20 anos de força para usar a enxada e continuar arando esta terra”, comentou Poll.

Dentre os projetos do jornalista aposentado, está a criação de uma área de proteção ambiental, com 100% da propriedade recuperada, um templo da natureza em meio à urbanização de Vera Cruz. “Ainda não sei como seria viável esta atividade, de fazer com que a propriedade se transformasse em um parque, mas sei que iremos continuar com essa meta de reflorestar este espaço”, disse.

Poll tem uma boa explicação para justificar o esforço e a energia depositadas na propriedade de Rincão da Serra. Usa como argumento o amor e o carinho pela natureza. A família mora no Centro do município, mas ele passa os dias no FutePoll. Jornalista que pendurou o bloco e a caneta após aposentar-se, prefere passar os dias plantando, cultivando e cuidando de suas árvores. “Eu acho que se contarmos tudo que já foi plantado, entre árvores, arbustos e plantas ornamentais, a gente tem umas mil mudas. Eu gosto muito disso daqui, quero seguir pelo tempo que conseguir.”

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.