Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prevenção

Santa Cruz terá pontos de triagem para medição de temperatura

Uma das alternativas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus será implementada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul na próxima semana. Num primeiro momento, serão instalados três pontos de triagem para passar informações e também verificar a temperatura da população. Conforme o avanço do quadro epidemiológico no município, estes pontos podem aumentar.

Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quarta-feira, 1º, o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, disse que é uma medida importante a ser adotada, com repasse de informações sobre a doença, como locais de atendimento clínico, e abordagem de veículos para aqueles que queiram fazer a verificação voluntária da temperatura corporal.

A ação é em conjunto com o 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) e será realizada em locais de fluxo intenso, ainda não definidos. “O controle sanitário precisa aumentar até para que não tenhamos que tomar atitudes extremas, como o fechamento das fronteiras, por exemplo.”

Publicidade

O secretário ainda esclareceu questionamentos da população sobre a demora na divulgação dos resultados dos exames. “Não estão sendo testados todos, apenas aqueles pacientes que estão internados ou os profissionais de saúde. Há uma demora na entrega dos resultados, mas acreditamos que teremos hoje (quarta-feira, 1º) mais resultados para divulgarmos.”

LEIA TAMBÉM: Governo determina fechamento do comércio até 15 de abril em todo o Estado

Ele acrescentou que manter o distanciamento e o isolamento social são ações que têm dado resultados. “Pensamos e analisamos sempre 14 dias para trás e 14 dias para a frente, porque quem está sem sintomas hoje vai ficar doente daqui a uns dias e pode estar transmitindo o vírus. Por isso a necessidade do isolamento e que as pessoas não circulem na rua sem necessidade, podendo quem sabe começar a aparecer vários casos confirmados ao mesmo tempo.”

O secretário admite que a Prefeitura tem recebido pressões de todos os setores para a retomada da normalidade. “É praticamente impossível. Precisamos que seja feito este isolamento para evitarmos a contaminação em massa, porque se isso ocorrer o Sistema Único de Saúde (SUS) não vai dar conta. Fomos os primeiros no Estado a montar o ambulatório de campanha já nos preparando para um cenário de demanda maior. Há uma cobrança da comunidade ainda mais após o pronunciamento do presidente Bolsonaro, mas seguimos as recomendações do Ministério da Saúde, que afirmam que o isolamento é eficaz.”

Publicidade

LEIA MAIS: Com portas fechadas, 80% dos empresários de Santa Cruz falam em demitir

Medidas
Régis destacou que estão sendo tomadas medidas econômicas, que serão anunciadas futuramente. Uma delas é referente às vendas de Páscoa, para que o comércio não tenha um impacto negativo tão significativo.

Além disso, o município encaminhou ao Ministério da Saúde uma documentação para aumentar os números de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Santa Cruz. “Serão necessários mais leitos e respiradores, até porque o município é referência e outras cidades mandam os pacientes para cá. Hoje já faltam equipamentos básicos para uso dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Não é terrorismo, o vírus é extremamente contagioso, pode trazer consequências sérias, graves e incalculáveis na região”

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.