Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Coronavírus

Municípios da região voltam atrás e fecham estabelecimentos comerciais

Foto: Rafaelly Machado

Diante de um cenário que parecia apontar para a flexibilização das medidas restritivas impostas em virtude da pandemia do coronavírus, parte dos municípios da região que já haviam liberado as atividades econômicas de empresas e lojas foi surpreendida com uma nova determinação do governo do Estado. No fim da noite de terça-feira, 31, o governador Eduardo Leite anunciou o fechamento do comércio no Rio Grande do Sul até o próximo dia 15.

Segundo ele, a decisão foi tomada com base em “evidências científicas e na evolução do contágio por Covid-19”. “Talvez tenha havido precipitação em alguns municípios de restrições mais fortes em um determinado momento que não se faziam ainda necessárias. Observando que alguns municípios agora relaxariam essas restrições, nós identificamos que era importante neste momento garantir a não circulação no comércio, onde há maior movimentação de pessoas”, disse o governador em live no Facebook. O decreto 55.154, detalhando as medidas, foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.

Dentre os municípios da região, Vale do Sol foi o primeiro a liberar a atividade comercial, ainda na última segunda-feira, 30. Contudo, o prefeito Maiquel Silva anunciou na tarde de ontem que o comércio deve seguir as recomendações do Estado e permanecer fechado durante o período estipulado. “Todas as restrições serão informadas por meio de um novo decreto que será apresentado nesta quinta-feira à nossa população”, afirmou Silva, em vídeo publicado na página do Município no Facebook.

Publicidade

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Vera Cruz, o comércio, que estava aberto na quartam 1º, deve fechar já nesta quinta-feira, 2. Da mesma forma, a Prefeitura de Candelária ordenou o fechamento das lojas, que haviam sido liberadas para atender a população nessa quarta-feira. “A orientação do Estado vinha sendo de forma mais flexível, e Candelária havia adotado um posicionamento equilibrado, conciliando a preocupação com a saúde com um olhar na economia”, salientou o prefeito Paulo Butzge.

Venâncio Aires, que também abriu para o comércio na quarta, adotará as novas medidas do Estado já a partir de hoje. “Entendemos que precisamos respeitar as hierarquias e o decreto estadual se sobrepõe ao municipal; por isso, a partir da meia-noite desta quarta-feira, passam a valer as novas condições do Estado”, comentou ontem o prefeito Giovane Wickert. Sinimbu também havia programado a abertura do comércio na quarta-feira, no decreto municipal 2.597 assinado pela prefeita Sandra Backes. Um novo decreto reitera as determinações impostas pelo Estado.

Os demais municípios da região seguem as medidas de restrição já previamente definidas em decretos municipais, mantendo o fechamento do comércio, com exceção de estabelecimentos como supermercados, farmácias e postos de combustíveis, dentre outros, considerados essenciais.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: profissionais que atuam no HSC agradecem apoio da comunidade

Publicidade

Em Vale do Sol, bares e lojas estavam em funcionamento desde a última segunda-feira

Sete internados
Sete pacientes estão internados com suspeita de Covid-19 em Santa Cruz do Sul. Apenas uma pessoa é moradora de outra cidade da região. Veja abaixo a lista completa:

Paciente 1: tem 89 anos, apresentou febre, tosse, desconforto respiratório e alteração nos exames de imagem do pulmão. Tem histórico de diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Está no Hospital Ana Nery.

Paciente 2: tem 95 anos, apresentou febre, tosse, falta de ar, diarreia, desconforto respiratório, redução do oxigênio no sangue e alteração no exame de imagem do pulmão. Está no Hospital Santa Cruz.

Publicidade

Paciente 3: tem 84 anos, apresentou febre, tosse, dispneia, desconforto respiratório e alteração no exame de imagem do pulmão. Tem histórico de doença cardiovascular crônica. Está no Hospital Ana Nery.

Paciente 4: tem 35 anos, é morador de Rio Pardo. Apresentou febre, tosse, dor de garganta, dispneia e fraqueza. Possui histórico de asma. Está internado no Hospital Ana Nery.

Paciente 5: tem 62 anos, mora em Santa Cruz. Apresentou tosse, falta de ar e desconforto respiratório. Possui histórico de doença pulmonar crônica. Está internado no Hospital Ana Nery.

Publicidade

Paciente 6: tem 17 anos, é morador de Santa Cruz. Apresentou tosse, febre, dispneia, desconforto respiratório. Possui histórico de doença neurológica crônica. Está internada na UTI do Hospital Santa Cruz.

Paciente 7: tem 79 anos, apresentou tosse, falta de ar, desconforto respiratório, vômito, diminuição de oxigênio no sangue. Tem histórico de diabetes e doença pulmonar crônica. Está no Hospital Santa Cruz.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.