Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REPENSAR

Aposentado mantém horta em terraço no Bairro Schulz

Armazenamento de água da chuva garantiu a produção mesmo com a estiagem

Morador do Bairro Schulz, em Santa Cruz do Sul, o mecânico aposentado Atalíbio Nunes de Moraes, de 70 anos, cultiva uma horta há sete anos no espaço de 50 metros quadrados do terraço da casa onde mora. Os canteiros foram montados em vasos e em uma estrutura metálica suspensa, com terra de mato e húmus. Nos espaços, são produzidas verduras, legumes e temperos totalmente sem agrotóxicos, que vão para a mesa da família.

Calhas foram instaladas no telhado e a capacidade de armazenamento da chuva é de 9 mil litros. Neste período de estiagem, com essa reserva, a irrigação não foi prejudicada. Há um sistema de gotejamento que faz a água guardada abastecer os canteiros. Uma tela foi instalada para evitar excesso de luz solar e também para proteger as plantas de vento e chuva forte.

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Publicidade

Atalíbio cresceu em uma família de agricultores. Hoje, ao se dedicar à horta, proporciona alimento saudável à esposa Nilsi e às filhas Eloísi e Eliana. As técnicas para o cultivo urbano foram adquiridas por meio de pesquisas na internet e com o auxílio dos produtores Joaquim Fritzen e Erni Sehn, além dos técnicos agrícolas Paulo Zampieri e Fábio Toillier, da Emater/RS-Ascar e Afubra, respectivamente.

LEIA MAIS: Alternativa à seca: cisterna é simples e segura para armazenar água

DICAS PARA FAZER A SUA

Publicidade

Terra
A terra que será utilizada é um dos passos mais importantes, pois fornecerá os nutrientes que as plantas precisam. Deve-se utilizar terra preta, substrato (encontrado em agropecuárias e casas do ramo) ou
composto orgânico, que pode ser produzido na própria casa.

Irrigação
A irrigação deve ser realizada no fim da tarde, de acordo com a necessidade das plantas. É importante não deixar a terra muito encharcada, por isso, o recipiente de plantio deve possuir abertura para que saia o excesso de água. Utilizar palha seca em cima da terra ajuda a mantê-la úmida e adubada.

Época de plantio
A época de plantio varia de acordo com a espécie. Por exemplo, no verão é possível plantar berinjela, tomate e pepino; e no inverno, couve, beterraba, alface, cenoura e brócolis. E há ainda espécies que podem ser cultivadas o ano todo.

LEIA TAMBÉM: Paineiras economizam água para resistir à estiagem

Publicidade

Espaçamento
Deve-se procurar deixar espaço suficiente para o desenvolvimento das plantas. Caso fique apertado, é importante transplantar algumas para outros locais. As cultivares devem receber luz solar direta o máximo de horas possível diariamente.

Apoio
Caso sejam necessárias orientações mais detalhadas para a implantação de hortas em pequenos espaços, a Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul está à disposição da comunidade.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.