Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROPOSTA

Prefeito de Vera Cruz sugere o plano “Sanfona Segura” ao Governo do Estado; entenda

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Prefeito defende que comércio de Vera Cruz volte a funcionar

Vera Cruz foi um dos municípios da região que flexibilizou o atendimento do comércio, mantendo regras de distanciamento social para evitar aglomerações. A medida, que iniciaria na última quarta-feira, 1º, precisou ser revogada em virtude do novo decreto do governador Eduardo Leite, que determinou o fechamento dos estabelecimentos no Estado, com exceção dos pontos comerciais considerados essenciais.

Mesmo assim, parte das lojas seguiram abertas ao longo dos últimos dias. Nesta sexta-feira, o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff, se manifestou sobre o assunto em vídeo na página de Facebook do município (veja abaixo). O chefe do executivo propôs ao governador um plano que ele chamou de “Sanfona Segura”.

LEIA MAIS: Municípios da região voltam atrás e fecham estabelecimentos comerciais

Publicidade

Na prática, o prefeito propõe a abertura ou fechamento do comércio de acordo com o número de habitantes e o número de casos confirmados em cada município. Na opinião de Hoff, municípios com até 50 mil habitantes e que não possuam casos confirmados, ou mesmo tenham até cinco casos, poderiam flexibilizar em 50% a abertura do comércio.

“Como prefeito de um município com 25 mil habitantes, entendo que as medidas aqui precisam levar em consideração, em primeiro lugar, a saúde da população. Mas a roda precisa girar. Sugerimos que os critérios adotados em municípios com casos confirmados ou com mais de 100 mil habitantes não podem ser os mesmos adotados por nós”, comentou. “Já entrei em contato com o coordenador de articulação do governo do Estado com os municípios, Agostinho Meireles, e junto com a Amvarp e com a Famurs. Somente com esse constante movimento ordenado de abre-fecha poderemos atravessar as próximas semanas ou meses.”

Para finalizar, o prefeito de Vera Cruz sugeriu que a ideia seja validada por técnicos em saúde “Precisamos ter equilíbrio, mantendo o achatamento da curva de contaminação sem prejudicar aqueles que precisam trabalhar”, finalizou.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.