Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Novo decreto permite retomada da construção civil em Santa Cruz

Foto: Divulgação/Secom

O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, assinou neste domingo, 5, um novo decreto com medidas de contenção da pandemia de Covid-19 no município. Entre as principais novidades está a possibilidade de retomada das atividades da construção civil. Há limitações, no entanto: além de seguir regras de higienização e prevenção, os canteiros de obras poderão contar com, no máximo, cinco trabalhadores.

Também será autorizado o funcionamento de salões de beleza. Os estabelecimentos terão de tomar medidas para evitar a disseminação da doença e terão de funcionar de portas fechadas. Os detalhes podem ser conferidos no decreto.

Veja a íntegra do novo decreto

Publicidade

O prefeito falou sobre as mudanças em vídeo publicado no Facebook do município, no início da noite. “Flexibilizamos as medidas para ter o menor prejuízo possível, mas determinamos regras de higienização e prevenção que deverão ser rigidamente seguidas, para não termos que voltar atrás amanhã”, disse Telmo Kirst.

O chefe do Executivo ainda afirmou que o comércio poderá atender por meio de delivery e drive-thru, a partir desta segunda-feira, 6. A modalidade take away, no entanto, segue proibida.

LEIA MAIS: Vendas por “take away” são proibidas em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Mais informações sobre o primeiro caso confirmado

Telmo falou ainda sobre o primeiro caso de Covid-19 em Santa Cruz do Sul, confirmado neste domingo, 5. “Afirmo que é um caso importado da doença. Ele retornou de Santa Catarina no último dia 24 e, chegando a Santa Cruz, procurou o ambulatório de campanha, no Ginásio Poliesportivo”.

LEIA MAIS: Prefeitura confirma que infectado por Covid-19 é homem de 48 anos

Publicidade

“Segundo a Vigilância Epidemiológica, que tem feito ótimo trabalho até agora, este paciente faz parte do grupo de risco, pois é hipertenso, mas está se recuperando em casa porque não apresenta sintomas graves. Neste caso, nós seguimos o que diz o protocolo do Ministério da Saúde”, revelou o prefeito. “Esse paciente tem dois familiares que residem com ele e os dois também são monitorados, embora não apresentem sintomas da doença”, acrescentou.

Em seu pronunciamento, Telmo Kirst reforçou a importância do isolamento. “Confio muito no nosso sistema público de saúde, o SUS, e na secretaria municipal da Saúde, que está tomando todas as medidas necessárias para reduzir o risco de disseminação da Covid-19 em Santa Cruz. Mas eu também preciso confiar em você, para que o impacto no nosso município seja o menor possível. Precisamos respeitar o isolamento e atender as medidas do decreto municipal.”

Veja a fala do prefeito:

Publicidade

Pronunciamento Oficial da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Pronunciamento Oficial da Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Posted by Município de Santa Cruz do Sul on Sunday, April 5, 2020

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.