Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ÁGUA

Prefeitura represa o Rio Pardo para garantir abastecimento de Candelária

Foto: Rafaelly Machado

Estiagem fez baixar drasticamente o nível do Rio Pardo, único recurso hídrico para o abastecimento de 31,5 mil pessoas na cidade

A Prefeitura de Candelária e a Corsan realizaram nesse sábado, 4, um mutirão para executar um represamento no Rio Pardo, na área próxima ao ponto de captação de água. A ação visa garantir a segurança hídrica da população, diante da queda do nível no local nos últimos dias.

O diretor de Meio Ambiente do município, Albino Gewehr, informou que o encaminhamento do pedido para a obra ocorreu na última semana à Divisão de Recursos Hídricos do Estado, com a concessão da medida em caráter emergencial. Gewehr explicou que o nível do rio no ponto de captação de água bruta da Corsan estava em 93 centímetros nos últimos dias e em apenas 24 horas baixou 23 centímetros. O objetivo é aumentar para 1,2 metro.

LEIA MAIS: Saiba como economizar água com medidas simples

Publicidade

Gewehr afirmou que houve sensível redução no fluxo de água dos arroios afluentes do Rio Pardo nos últimos dias. Observou que o represamento não irá interferir no abastecimento de áreas abaixo do ponto da obra, pois o manancial já não tem mais fluxo normal entre a localidade de Rebentona e o município de Rio Pardo.

LEIA MAIS: Gazeta lança campanha ampla com enfoque na consciência ambiental

O diretor de Meio Ambiente do Município destacou que o rio é o único recurso hídrico para o abastecimento de 31,5 mil pessoas residentes na cidade. A obra será removida de forma natural quando o volume da água aumentar, após a ocorrência de chuvas mais intensas.

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.