Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Primeiros dias de abril já registraram mais chuva do que em todo o mês de março

Foto: Rafaelly Machado

A chuva que caiu na madrugada dessa segunda-feira, 6, foi maior do que toda a precipitação registrada durante o mês passado em Santa Cruz do Sul. De acordo com a Defesa Civil, das 4 horas às 8h30 choveu o total de 16,6 milímetros.

O servidor público Airton Jacobi teve que pedir um guarda-chuva emprestado para a sua esposa. Ele precisou quebrar o isolamento social para resolver uns problemas no Centro e teve de carregar consigo o objeto, há muito esquecido. “Eu nem sei onde foi parar o meu, faz tanto tempo que não se usa guarda-chuva”, brincou Jacobi.

Também pudera. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz, tenente José Joaquim Dias Barbosa, durante todo o mês de março foram registrados apenas 11,4 milímetros de precipitações. “Desde 1926 não se tinha um março tão seco na região. Esta chuva que veio não estava prevista e foi muito boa”, avaliou Barbosa.

Publicidade

Segundo o coordenador, praticamente a mesma medição – na casa dos 16 milímetros – também foi registrada nas cabeceiras do Rio Padrinho, nos municípios de Gramado Xavier e Sinimbu. “Esta chuva não resolve o problema da estiagem. Dá um pouco de vazão ao Rio Pardinho, mas não ameniza. É essencial que a população continue com o consumo consciente de água”, ponderou.

LEIA TAMBÉM: Como combater as doenças de inverno usando o ar condicionado?

Por falta de costume, Airton Jacobi precisou pedir guarda-chuva emprestado à esposa |
Foto: Rafaelly Machado

Semana com manhãs mais frias
Um ciclone extratropical foi o responsável pela chegada da chuva à região na segunda. No litoral do Rio Grande do Sul, principalmente no Litoral Sul, as rajadas de vento chegaram a 80 km/h pela manhã. A precipitação mais intensa e volumosa concentrou-se entre o território gaúcho, o centro-oeste e o sul de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná.

Publicidade

Nesta terça-feira, 7, a frente fria se afasta e uma massa de ar polar avança sobre a Região Sul do Brasil, baixando as temperaturas. Para quarta, 8, nas áreas mais altas das serras do Rio Grande do Sul e Santa Cataria, há possibilidade para a formação de geada. A presença do ciclone extratropical provoca, outra vez, uma grande agitação marítima entre esta terça e quarta. Há risco de ressaca.

Já na região, as manhãs devem ser mais frias, com mínimas abaixo dos 15 graus. As máximas, à tarde, devem ficar abaixo dos 25 graus. Até o próximo domingo, 12, não deve chover novamente.

LEIA MAIS: VÍDEO: ar polar derruba temperatura durante a semana

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.