Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Resultados mais rápidos

Testes em Santa Cruz para a Covid-19 começam na próxima semana

Foto: Agência Brasil

A partir da próxima semana qualquer pessoa que tenha sintomas relacionados à Covid-19 será testada em Santa Cruz do Sul. A parceria entre o município e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com investimento da prefeitura de R$ 400 mil, adquiriu cinco mil testes.

LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz vai investir R$ 400 mil para realizar testes no município

Conforme o secretário de Saúde de Santa Cruz, Régis de Oliveira Júnior, falta ainda a entrega de matéria-prima para dar inícios aos procedimentos. A medida vai possibilitar, inicialmente, a realização de 50 a cem exames por dia. “Atualmente o Estado aceita material apenas dos pacientes graves, dos leves a coleta não é feita. Sem falar que demora de quatro a sete dias a entrega. Com essa melhoria poderemos ter dados mais específicos sobre a evolução epidemiológica no município, o perfil dos pacientes, para colocarmos em prática ações mais específicas e teremos ainda o resultado entre 24 e 48 horas.”

A Unisc possui um laboratório capaz de realizar essa testagem. Já para a leitura do DNA, a empresa ProfiGen do Brasil fará o empréstimo temporário de um equipamento capaz de realizar essa coleta de informações.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz participará de pesquisa inédita sobre avanço do coronavírus no RS

Além disso, ele salienta que o município tenta adquirir testes rápidos em massa para o coronavírus, que serão usados em profissionais de saúde e segurança. “Atualmente, quanto há sintomas, eles ficam 14 dias em isolamento. Assim ficará mais fácil saber os resultados.”

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.