Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Agências bancárias funcionam com restrições no atendimento

Foto: Rafaelly Machado

Últimos dias foram de grande movimento em frente aos bancos, que seguem as medidas de segurança adotadas pela Febraban

O atendimento bancário é um dos serviços considerados essenciais e foi mantido durante a determinação de isolamento social pela pandemia do novo coronavírus. No início de cada mês, parte da população comparece às agências para realizar saques de suas contas, principalmente. Porém, as agências bancárias seguem determinações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Com isso, as agências precisam seguir recomendações do Banco Central e orientações das autoridades sanitárias.

Para atendimento presencial, os bancos foram orientados a atender pessoas dos grupos de risco das 9 às 10 horas. O horário das 10 às 14 horas, indicado pela Febraban, é cumprido normalmente, mas com um número limitado de pessoas dentro da agência, com entrada controlada por um vigilante e fila com espaçamento mínimo de 1,5 metro entre cada cliente. Nos terminais de autoatendimento, não há obrigatoriedade da permanência de funcionários para ajudar nas operações. Recomenda-se que os idosos estejam juntos de parentes ou pessoas de confiança para auxiliar no manuseio.

A Febraban ressalta que todos os bancos reforçaram a frequência de higienização dos espaços e equipamentos. Para evitar aglomerações, a indicação é o uso dos aplicativos no celular. Para facilitar a navegação, a Febraban lançou uma cartilha educativa, que pode ser acessada no link twixar.me/m56T.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Bancos não podem usar auxílio emergencial para quitar débitos

O estudante de Administração Cleomar Gonçalves Berlt contou que havia idosos pouco antes da abertura da agência central do Banco do Brasil. O funcionário que estava com o EPI comunicou que não estava autorizado a ajudá-los. Porém, segundo Cleomar, fixou adesivos para delimitar os espaços na fila e tocou o chão, ação que também pode resultar em contaminação.

Para ele, pode haver bom senso nesses casos, como em outras instituições. “Acredito que, com o uso do EPI, ao menos um funcionário pode prestar auxílio aos que não têm familiaridade com as máquinas”, argumentou Berlt.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Paciente com coronavírus em Santa Cruz passa por novos exames

Cooperativas

No caso das cooperativas de crédito, a situação é praticamente a mesma. Os associados com 60 anos de idade ou mais e os pertencentes aos grupos de risco são atendidos entre 9 e 10 horas.

Publicidade

O atendimento continua das 10 às 15 horas para os demais, com acesso de cliente por funcionário. As pessoas que estão na fila externa devem manter distância de 1,5 metro uma da outra.

Os caixas eletrônicos permanecem operando normalmente, mas sem o auxílio de colaboradores. Por esse motivo, se o associado precisar de ajuda, a sugestão é que ele esteja acompanhado por alguém de confiança. A recomendação é o acesso por meio de aplicativo para executar as operações.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.