Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CLIMA

Frio antecipado traz a primeira geada do ano

Em Linha Telles, interior de Vale do Sol, o gelo formou-se sobre a palha dos campos | Foto: Adilson Miller

A madrugada desta quinta-feira, 9, não foi tão fria como a registrada na quarta-feira, 8, que teve até geada. Com clima seco, céu limpo e mínimas abaixo de zero em alguns municípios, a primeira geada da temporada pintou de branco gramados e pastagens da região e do Estado. Até o fim de semana, o clima se mantém estável com máximas típicas de outono.

Houve geada em pelo menos dois municípios da região. Na localidade de Passo da Estefânia, em Encruzilhada do Sul, e Linha Telles, em Vale do Sol, foi registrada a formação de gelo durante a madrugada dessa quarta-feira. Uma surpresa para o agricultor Diego Boness, de Linha Telles. “A gente não esperava que fosse gear logo agora. A previsão do tempo não marcava isso, acordamos com um frio intenso”, comentou.

Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, o frio foi antecipado em dez dias. “Geralmente as primeiras geadas ocorrem pelo dia 20 de abril. Neste ano, as condições foram favorecidas pelo clima seco e céu limpo.”

Publicidade

LEIA MAIS: VÍDEO: ar polar derruba temperatura durante a semana

Conforme Estael, a frente fria que trouxe a chuva de segunda-feira abriu caminho para uma massa de ar polar vinda Argentina. “Essa massa perdeu força ao chegar no Estado. Mesmo assim tivemos temperaturas negativas, como em Soledade, a mínima do Rio Grande do Sul ontem, com termômetros marcando -0,6 grau”, exemplificou.

A tendência até a próxima terça-feira é de dias com temperaturas amenas, máximas na casa dos 20 graus e sol. “Estamos esperando cerca de 20 milímetros de chuva, ou até um pouco mais entre terça e quarta-feria”, antecipou a meteorologista.

Publicidade

Já com relação ao frio, a partir de agora, segundo ela, a incidência de geadas será mais frequente. De acordo com Estael, as condições determinantes para isso são noites de céu limpo, massa de ar polar e clima seco. “Com o avanço do outono e as noites tornando-se maiores, geadas podem ocorrer com maior frequência”, alertou.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.