Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Confira como ficam os serviços durante o feriadão

Foto: Alencar da Rosa

Com base no decreto municipal 10.584, do último dia 5, estabelecimentos comerciais considerados essenciais passaram a ter horários diferenciados em Santa Cruz do Sul. No feriado da Sexta-feira Santa, os serviços sofrem novas alterações.

No caso dos supermercados, o Sindigêneros autoriza a abertura na sexta, 10, mas orienta o fechamento no domingo, 12. Padarias, supermercados, hipermercados, minimercados, peixarias, açougues e feiras rurais podem ter atendimento presencial. Restaurantes, lancherias, food trucks e lojas de produtos naturais devem atender exclusivamente por delivery e drive-thru.

As lojas especializadas na venda de chocolates estão autorizadas a abrir quinta, 9, e sábado, das 8 horas às 20 horas, com a entrada de um cliente por vez. As lojas no interior dos shoppings estão incluídas na liberação.

Publicidade

Quinta, 9, bancos e cooperativas de crédito atendem os grupos de risco das 9 horas às 10 horas e o público em geral das 10 horas às 15 horas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) permite que as agências encerrem o atendimento ao público às 14 horas. Na sexta-feira, 10, todas estarão fechadas e os clientes devem acessar os caixas eletrônicos e os aplicativos no celular.

O funcionamento dos salões de beleza, barbearias e lavagens de carro deve ser realizado a portas fechadas, com equipes reduzidas e restrição ao número de clientes simultâneos. Não podem exceder 30% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento ou PPCI e na proporção um cliente para um funcionário.

Para táxis e aplicativos de transporte, é recomendado que os motoristas utilizem álcool gel 70% ao final de cada viagem e que o tenham à disposição dos passageiros. Painéis, volantes, maçanetas e máquinas de cartão devem ser higienizados com frequência. Os carros também devem circular de janelas abertas. Conforme decreto estadual, o transporte coletivo intermunicipal de passageiros deve ser realizado sem superar a metade da capacidade de passageiros sentados, ou seja, com uma pessoa a cada dois bancos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: O que muda no comércio de Santa Cruz a partir desta segunda

Horários de supermercados
Miller – sexta, das 8 horas às 9h30 (grupos de risco) e das 9h30 às 12 horas e das 16 horas às 20 horas (geral). No sábado, das 8 horas às 9h30 (idosos) e das 9h30 às 20 horas (geral). No domingo, estará fechado.

Big – sexta, das 8 horas às 9h30 (grupos de risco) e das 9h30 às 12 horas e das 16 horas às 20 horas (geral). No sábado, das 8 às 9h30 (idosos) e das 9h30 às 20 horas (geral). No domingo, estará fechado

Publicidade

Rede Vivo – sexta, das 8h30 às 9h30 (grupos de risco) e das 9h30 às 12 horas e das 16 horas às 20 horas (geral). No sábado, das 8 horas às 9h30 (idosos) e das 9h30 às 20 horas (geral). No domingo, estará fechado.

Alegria – sexta, das 8h30 às 9h30 (grupos de risco) e das 9h30 às 12 horas e das 16 horas às 20 horas (geral). No sábado, das 8 horas às 9h30 (idosos) e das 9h30 às 19 horas (geral). No domingo, estará fechado.

Comercial Zaffari – sexta, dasd 8 horas às 9h30 (grupos de risco) e das 9h30 às 12 horas e das 16 horas às 21 horas (geral). No sábado, das 8 horas às 9h30 (idosos) e das 9h30 às 21 horas (geral). No domingo, estará fechado.

Publicidade

Maxxi Atacado – sexta, das 8 horas às 9h30 (grupos de risco) e das 9h30 às 18 horas (geral). No sábado, das 8 horas às 9h30 (grupos de risco) e das 9h30 às 20 horas (geral). No domingo, estará fechado.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz permite abertura temporária de lojas de chocolates

Atendimentos da prefeitura
O enfrentamento à covid-19 em Santa Cruz do Sul já altera alguns serviços no município, como as aulas que estão suspensas e atendimentos presenciais em repartições públicas. No entanto, devido ao feriadão de Sexta-feira Santa e Páscoa, a Administração Municipal informa novas mudanças. Veja a seguir:

Publicidade

Feiras rurais: no sábado, funcionarão normalmente. Na sexta, só haverá atendimento na Central, das 7 horas às 11h30.

Programa Portas Abertas: não terá atendimento na sexta e no sábado.

Farmácias Três Coqueiros, da Zona Sul, Municipal, do Estado e Miguel Weiss: não terá atendimento na sexta e no sábado.

Atendimentos de Saúde: o Ambulatório de Campanha continuará com atendimento 24 horas, assim como o Pronto-Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz, Hospitalzinho e UPA do Bairro Esmeralda.

Recolhimento de lixo: recolhimento de lixo será normal. Já as coletas de materiais recicláveis feitas pela Coomcat, se encerram nesta quinta, 9, e retornam somente na segunda-feira, 13.

Fiscalização de Trânsito: funcionará normalmente.

Somente plantão: funcionarão nesse esquema o setor de transportes da Saúde, Centro Materno Infantil (Cemai), Caps AD, Albergue Municipal, abrigos masculino e feminino, Conselho Tutelar, setor de hidráulica (pelo telefone 153), varrição manual de ruas e limpeza de banheiros e praças.

Emergências: Guarda Municipal de Defesa Civil podem ser acionadas pelo 153, enquanto o Samu é pelo telefone 192.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.