Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estiagem

Interior de Candelária recebe 60 mil litros de água por dia

Produção agrícola foi duramente castigada, com quebra de até 95% na safra de milho

A angústia com a falta de água no interior de Candelária atinge cada vez mais famílias todos os dias com o longo período sem chuvas mais fortes. A Prefeitura leva diariamente 60 mil litros de água ao interior com dois caminhões. Um deles tem capacidade de 5,5 mil litros, com bomba para colocação nas caixas, e o outro de 4,5 mil litros, com reservatório e fornecimento por gravidade. Para piorar a situação, um dos veículos teve que ir para a oficina ontem e com isso só foi possível distribuir 25 mil litros.

O serviço de transporte para abastecimento no interior ocorre com água tratada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), com o pagamento de R$ 31,00 por 5 mil metros cúbicos. O diretor de Meio Ambiente do município, Albino Oto Gewehr, explica que os dois veículos realizam de dez a 12 viagens por dia, algumas a localidades distantes, como Alto da Légua, a 28 quilômetros do Centro de Candelária, perto da divisa com Sobradinho.

O abastecimento de famílias do interior com cargas de água transportadas por caminhões começou no dia 9 de março. Conforme Gewehr, a distribuição média nas últimas duas semanas foi de 30 mil litros por dia, acentuando-se no fim de semana. Apenas ontem, mais de 30 novos pedidos de socorro chegaram até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Publicidade

Além do transporte para o abastecimento no interior para suprir a demanda de consumo humano, quatro retroescavadeiras trabalham no afundamento de açudes ou abertura de reservatórios perto de fontes para garantir água aos animais nas propriedades. Outra máquina permanece na área urbana para atender às necessidades de serviços.

Outra preocupação é com os prejuízos em consequência das perdas nas lavouras. Gewehr explica que a quebra na safra de milho do cedo e da safrinha ficará próxima de 95% e na soja, perto de 70%. A aflição também começa a tomar conta dos produtores de gado leiteiro e de corte por causa da queda na produção em consequência da falta de pastagem. Ao mesmo tempo, os agricultores que trabalham com hortigranjeiros começam a enfrentar problemas com a falta de água para irrigação das áreas de cultivo.

LEIA TAMBÉM: Prejuízos na agricultura aumentam no Vale do Rio Pardo

Publicidade

Pessimismo
A preocupação em Candelária cresce ainda mais diante de prognóstico recebido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que indica chuvas em volume para recuperar as fontes de água apenas no mês de julho. Em função disso, o setor acelera a ajuda aos agricultores com máquinas para formar reservatórios de água. Conforme Gewehr, atualmente em torno de 25 funcionários do município trabalham apenas para atender demandas relacionadas à falta de água.

O diretor de Meio Ambiente do município também mostra preocupação com os riscos de incêndio nos morros, pois a vegetação está muito seca. Em caso de chuvas fortes, há a ameaça de deslizamentos, em consequência das rachaduras no solo nas encostas. Gewehr informou que a Prefeitura prepara o encaminhamento de um projeto amplo ao governo federal para obter auxílio na consolidação das redes de água no interior. Explica que a maioria das localidades é atendida pelo sistema, mas o serviço não chega aos moradores das pontas de rede.

LEIA TAMBÉM: Ministério anuncia medidas para agricultores afetados pela estiagem e pandemia

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.