Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

coronavírus

Encruzilhada terá decreto mais restritivo a partir desta terça

Com três casos positivos do novo coronavírus, Encruzilhada do Sul vive uma situação preocupante, conforme o secretário de Saúde, Pedro Freitas. Um novo decreto será divulgado nesta terça-feira, 14, no site oficial e perfil do Facebook da Prefeitura, com medidas mais restritivas. O município, de população estimada em 25 mil habitantes, já tem um óbito confirmado. Uma mulher de 77 anos, que estava internada no Hospital Santa Cruz, morreu na tarde da última sexta-feira.

Todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes foram isoladas, segundo Freitas. Uma paciente confirmada é a cuidadora da idosa que morreu, tem 56 anos e está desde o dia 1º internada no Hospital Santa Bárbara. Ela ainda teve contato com uma mulher de 62 anos, que testou positivo e está internada na Santa Casa de Rio Grande. Ambas encontram-se no período de recuperação, em situação estável.

LEIA MAIS: Encruzilhada registra o terceiro caso de coronavírus

Para o secretário, o isolamento é fundamental para evitar a transmissão do vírus. A medida só terá eficácia se 70% da população ficar confinada. Freitas aponta a queda nas temperaturas como um fator de preocupação. Haverá um centro de triagens para doenças respiratórias, o que vai auxiliar o atendimento. Com relação ao isolamento, os saques nas agências bancárias promovem a circulação de idosos na cidade. “Temos entre 7 mil e 8 mil aposentados. Temos filas nos bancos, inclusive em razão do auxílio de R$ 600,00 do governo federal. Vamos tomar medidas para inibir a presença dessas pessoas na rua”, ressalta. “Ainda vamos ter o pagamento do 13º dos aposentados, o que vai gerar mais dificuldade.”

Publicidade

Freitas salienta que tem feito tudo o que é determinado pelo protocolo estadual. Porém, frisa que as determinações podem mudar a cada dia. “Entramos em contato com o Comitê de Operações Emergenciais (COE), que está reavaliando os casos. Se houver exames complementares nos hospitais que possam auxiliar no diagnóstico, o protocolo será alterado.” O Hospital Santa Bárbara conta com cinco respiradores e 15 leitos para triagem. O governo estadual vai fornecer testes rápidos para as pessoas que tiveram relação com as pacientes. “Todos devem ser responsáveis. Se você não é responsável em relação ao seu corpo, precisa ter responsabilidade com as pessoas ao redor”, salienta o secretário.

Mais letal
O novo coronavírus é dez vezes mais letal do que o vírus responsável pela gripe A (H1N1) ,surgido no final de março de 2009 no México, disseram autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade pedindo uma suspensão “lenta” do confinamento. “Os dados coletados em vários países nos dão uma imagem mais clara desse vírus, de seu comportamento, da maneira de contê-lo. Sabemos que a Covid-19 se espalha rapidamente e é letal: dez vezes mais do que o vírus responsável pela pandemia de gripe de 2009”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva virtual feita de Genebra.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.