Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESPECIAL

ARTIGO: os cuidados que o solo precisa

Por Márcio Antônio Dornelles
Engenheiro agrônomo

Existem diversos tipos de solos, tanto pela origem das rochas formadoras e de sua composição, mas que aos nossos olhos são identificados dos arenosos aos mais argilosos. Os diferentes tipos de solos estão sob distintas situações climáticas, como também diferentes situações geográficas.

Quando falamos em conservação, estamos falando da forma como é utilizado para produção de alimentos, considerando a qualidade da água, pois o solo é o grande filtro desta e também um grande reservatório, considerando também como reservatório de nutrientes orgânicos e minerais e como meio de vida de microrganismos.

Publicidade

LEIA MAIS: Conservação do solo gera efeitos positivos para toda a sociedade

As práticas de conservação do solo visam, basicamente:

A – Proteger o impacto das gotas de chuva e evitar o escorrimento excessivo que dá origem à erosão laminar do solo. Essa proteção visa a infiltração da água no solo.

B – O aumento do teor de matéria orgânica, consequentemente aumentando sua capacidade de armazenamento da água da chuva, reduzindo o escorrimento superficial e a erosão laminar.

Publicidade

C – Solo bem estruturado pela diversidade de espécies cultivadas aumenta a ciclagem de nutrientes que alimentam os microrganismos decompositores da matéria orgânica, tanto pelas raízes quanto pelas folhas e caules que se decompõem na superfície.

Neste dia 15 de abril, intitulado Dia da Conservação do Solo, para todo e qualquer tipo de solo, é importante lembrar de algumas práticas que devem ser usadas por todos que produzem alimentos:

1 – Manter o solo sempre com cobertura verde, intercalando cultivos comerciais com plantas recuperadoras de solo como crotalárias, ervilhaca, mucunas, aveia preta e outras espécies.

Publicidade

LEIA MAIS: Data para destacar um recurso indispensável

2 – Sistematização e construção de terraços e cultivo em nível das lavouras, para reduzir o escorrimento excessivo da água das chuvas.

3 – Proteção de fontes de água com cercamento para evitar a entrada de animais e o reflorestamento destas.

Publicidade

4 – Conservar área de floresta legal e áreas de preservação permanente.

5 – Evitar o cultivo em áreas de preservação permanente (APPs), como áreas muito declivosas, áreas de beira de rios e arroios, respeitando a distância mínima do leito destes.

6 – Plantio direto ou cultivo mínimo para os cultivos anuais.

Publicidade

7 – Buscar a orientação de profissionais capacitados.

LEIA MAIS: Técnicas de conservação do solo são realidade na lavoura de tabaco

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.