Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Abastecimento

Corsan investe R$ 1 milhão em ações emergenciais em Santa Cruz

Foto: Agência Brasil

O baixo volume do Lago Dourado e a estiagem que atinge o Estado fizeram a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) realizar ações operacionais para administrar da forma mais racional possível o abastecimento de água em Santa Cruz do Sul. O superintendente regional da companhia, José Roberto Epstein, informou que dentre as medidas adotadas está a perfuração de poços artesianos. Serão quatro – um na barragem do Rio Pardinho, dois no Lago Dourado e um na captação. Um deles será concluído neste fim de semana, dias 18 e 19.

LEIA MAIS: Faturas da Corsan são cobradas pela média dos últimos 12 meses

“O objetivo é fazer uma recarga do Lago Dourado não apenas com a água que possa vir pelo rio, mas a partir de poços artesianos”, disse Epstein. A perfuração já está em andamento. Além desses, equipes trabalham na montagem de outros dois poços dentro da cidade – um no Bairro Santo Antônio, próximo de onde está sendo construído o reservatório, e outro no Bairro Aliança. Juntos, os dois devem aumentar em 60 mil litros por hora a capacidade de produção, ou seja, em torno de 5% do volume. “São poços de vazão razoável para Santa Cruz do Sul que vão atender de 2.500 a 3.500 residências na região.” A água será repassada diretamente à distribuição do sistema.

Publicidade

LEIA MAIS: Lago Dourado baixa até dois centímetros por dia

O investimento será de aproximadamente R$ 1 milhão. Além da perfuração e montagem dos poços, a companhia está implantando equipamentos para controle da pressão noturna para reduzir a quantidade de água no período da noite e ter maior disponibilidade durante o dia. Também estão sendo feitas automações e monitoramento por sistema de telemetria. “Nossa grande aposta é o aproveitamento dos poços artesianos para que possamos dar uma recarga no Lago Dourado não apenas neste período de estiagem, mas para o próximo verão”, disse. Epstein destacou a importância do reservatório. “Santa Cruz está há quase cinco meses abastecida exclusivamente deste reservatório. O lago é um diferencial e agora, mais do que nunca, ele mostrou por que foi construído”, afirmou.

LEIA MAIS: Corsan disponibiliza agendamento para atendimento presencial

Publicidade

Leitura e atendimentos retomados

No início desta semana, o serviço de leitura, que estava suspenso desde 23 de março, foi retomado. Da mesma forma, o atendimento presencial também está sendo realizado, mas mediante agendamento pelo telefone 0800-646-6444. Já o corte do abastecimento por falta de pagamento está suspenso por 60 dias, contados a partir de 23 de março. A medida não isenta a cobrança de juros e multa por atraso. A isenção da tarifa social é por 90 dias, para os meses de abril, maio e junho.

LEIA TAMBÉM: Período é indicado para semeadura das pastagens de inverno

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.