Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HISTÓRIA

O feriado é dele, mas quem foi Tiradentes?

O feriado de Tiradentes é um dos mais tradicionais no calendário brasileiro. Atualmente considerado um herói nacional, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi integrante de um movimento separatista de Minas Gerais que almejava a independência de parte do Brasil. Dentista, pagou com a própria vida por ter desafiado o império português – foi morto e esquartejado em 21 de abril de 1792, aos 45 anos. Desde dezembro de 1965, a data é feriado nacional.

A Gazeta do Sul foi às ruas para saber se a população sabe o que se comemora nesta terça-feira, 21. De dez entrevistados, o aposentado Noredino Israel da Silva, 68 anos, morador do Bairro Bom Jesus, foi quem chegou mais perto. Seu Noredino lembra que o movimento conhecido como Inconfidência Mineira ocorreu no passado e que, segundo os livros de história, Tiradentes era dentista. “Com o tempo a gente vai esquecendo os fatos históricos, mas este é um feriado de muito significado.”

Noredino: “A gente vai esquecendo, mas é preciso relembrar”

É um tema oportuno, segundo ele, para ser tratado no atual momento. O aposentado, que viveu no tempo da ditadura militar, olha com preocupação para os novos movimentos de apoio à volta do regime. “A população esquece muito fácil o que se passou na história. É preciso fazer um esforço para lembrar, para saber o que aconteceu”, recomendou Noredino.

Publicidade

Nas filas de lojas que reabriram nessa segunda-feira, 20, os santa-cruzenses divergiram nas respostas sobre o feriado (veja no quadro abaixo). Para a dona de casa Susana Stein, 43 anos, moradora do Bairro Santuário, o dia 21 de abril é, tradicionalmente, também um dia de azar. “Eu sei que Tiradentes foi morto porque discordava dos poderosos e não gosto deste dia. Desde pequena, ouço que é um dia de azar. Por isso, na minha casa, é como no feriado de Finados ou uma sexta-feira 13”, comentou Susana.

Susana: “Não gosto deste dia. É também um dia de azar”

LEIA TAMBÉM: Confira como ficam os serviços no feriado de Tiradentes

As respostas dos santa-cruzenses
A Gazeta do Sul foi às ruas peguntar o que as pessoas sabem sobre Tiradentes. Confira.

“Ele era um manifestante político, participou de atos na Inconfidência Mineira, mas eu não sei o que isso significa ao certo.”

Publicidade

“Ele foi um revolucionário. Na época, tentou provar que a Terra era redonda, enquanto muitos acreditavam que o planeta era plano. Ele foi torturado por isso, inclusive.”

“A morte de Tiradentes tem a ver com algum fato na história do Brasil, por isso hoje é feriado em homenagem a ele.”

“É um feriado nacional, o dia de Tiradentes. Mas o motivo de ser feriado eu não me lembro. Ele deve ter sido importante para o País.”

Publicidade

“Na época da escola, aprendemos quem foi Tiradentes. Mas hoje em dia só sabemos que é feriado e que é um dia de lutas.

Eu só sei que é um feriado nacional. A gente não guarda o significado das datas além de Páscoa e Natal, que também são comemorações e feriados.

Com a República, condenado virou herói
Dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político, Tiradentes foi o único condenado à morte na Inconfidência Mineira, movimento de insatisfação da elite mineradora com os altos impostos cobrados pelo império português, que buscava a independência de parte do Brasil. Ele não era o líder, mas pesquisadores apontam que era a conexão dos conspiradores com as pessoas das camadas mais pobres. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloisa Starling afirmam que “Tiradentes foi o mais ativo propagandista das ideias que sustentaram o projeto político da Conjuração Mineira e o grande responsável por colocá-las em circulação no interior de uma rede formada pelo entrecruzamento de diferentes grupos sociais”.

Publicidade

No começo de 1789, os inconfidentes foram denunciados por Joaquim Silvério dos Reis, um dos participantes da conspiração. Silvério possuía dívidas enormes com Portugal e encontrou na traição uma forma de livrar-se de seus débitos com a Coroa. Os outros envolvidos que foram condenados à morte receberam o perdão de D. Maria, rainha de Portugal, e suas penas foram reduzidas para degredo. Os historiadores levantam diversas hipóteses para explicar por que apenas Tiradentes foi executado. A razão mais citada é que ele não pertencia à elite da sociedade e, por isso, não tinha influência dentro da Coroa portuguesa para reverter sua pena.

Tiradentes foi enforcado e, em seguida, decapitado – sua cabeça foi colocada em um poste de Ouro Preto. Seu corpo foi esquartejado em quatro partes, também expostas em locais públicos. Por fim, a casa dele foi destruída e o solo foi salgado. O objetivo de tamanha crueldade e rigidez na execução da pena era amedrontar a população e coibir novas conspirações.
Desde o advento da República, em 1889, Joaquim José Xavier é considerado herói nacional: o mártir foi criado pelos republicanos com a intenção de ressignificar a identidade brasileira. A antiga Vila de São José do Rio das Mortes foi rebatizada em sua homenagem e hoje é o município mineiro de Tiradentes. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria desde 1992.

Após se estabelecer, o regime republicano via a necessidade de heróis para aproximar o povo do movimento. Durante o processo de transformação de Tiradentes em herói e mártir, um elemento essencial foi tornar sua imagem semelhante à de Jesus Cristo. A estratégia se aproveitava da religiosidade popular para promover a aceitação do inconfidente. Assim, ele passou a ser registrado com cabelos e barbas longas, de maneira bem parecida com as representações de Jesus. Nesses quadros, passaram a apresentá-lo sempre olhando para cima, assim como Cristo em seu martírio.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Voluntários abraçam salvamento de prédio histórico de Rio Pardo

Foco na “pessoalização”
Doutor em História, o professor Mateus Silva Skolaude, da Unisc, afirma que a República no Brasil sempre foi um “mal-entendido”. Ele argumenta que “a pessoalidade” sempre foi uma parte importante da estrutura do Estado brasileiro – embora os valores republicanos determinem que o bem comum deve prevalecer em relação aos interesses particulares.

“Nesse sentido, nosso sistema republicano caracteriza-se pelo contrário: o Estado é encarado como a extensão da família e dos laços pessoais. Nossos governantes não se envergonham de indicar os irmãos, os filhos e os amigos para cargos públicos. Nesse caso, o caráter simbólico do mito de Tiradentes permanece vivo no imaginário popular e na forma como percebemos nossos representantes públicos”, argumenta o professor Skolaude. “No Brasil, temos a necessidade de pessoalizar as instituições, como recentemente fizemos com o Poder Judiciário. Ao invés de juízes, enxergarmos justiceiros”, complementa.

Para o pesquisador, o caso de Tiradentes também remete à perspetiva do “mito”, que permanece muito viva nas militâncias políticas e na pessoalização de nossos governantes, tanto no caso dos líderes populistas de direita quanto de esquerda.

Colaborou o jornalista João Caramez

LEIA TAMBÉM: A história sofre com o abandono em Rio Pardo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.