Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saiba quais

Iniciativas da Unisc reforçam o combate ao coronavírus

Diversas ações vêm sendo organizadas pela universidade a fim de enfrentar pandemia

Nunca a pesquisa esteve tão presente no cotidiano como nos últimos tempos. É isso que tem sido visto diante de iniciativas voltadas ao combate da Covid-19 promovidas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e com apoio de parceiros de diferentes áreas. Uma delas será colocada em prática nesta quarta-feira, 22, com a realização dos testes do tipo PCR para identificar a presença do coronavírus em moradores do município. Existe a expectativa de que nos próximos dias sejam fornecidos ainda mais exames para identificação da doença, assegurando que os pacientes sejam tratados o mais breve possível.

Neste primeiro momento, segundo o secretário de Saúde do município, Régis de Oliveira Júnior, foram adquiridos cerca de cem exames. “Eles vão ajudar muito na identificação de pacientes com sintomas de casos mais leves, internados e aqueles na UTI. E também não precisaremos mais encaminhar para o Lacen, porque os testes que serão realizados na Unisc são reconhecidos. A partir disso, conseguiremos ter uma ideia mais real da situação que enfrentamos em Santa Cruz e planejar melhor as nossas ações.”, afirmou o secretário.

Ele destaca a importância dessa medida. “Acreditamos que a realização de testes por parte da Unisc também resulte em um diagnóstico mais rápido da doença no nosso município”, acrescenta. Para a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, a pandemia aumenta o comprometimento com a comunidade, exigindo da ciência, através da pesquisa, um esforço direcionado ao bem comum.

Publicidade

LEIA MAIS: Testes para Covid-19 começam nesta quarta-feira em Santa Cruz

PCR
O exame PCR é considerado o mais preciso para a identificação do vírus causador da Covid-19. Foi por meio dele que, em fevereiro, houve a primeira confirmação da doença no País. Por causa da precisão desse tipo de exame, não será mais necessário aguardar as contraprovas que eram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Em razão da demanda decorrente da pandemia, sempre havia um tempo de espera para o envio dos laudos definitivos. Com isso, a expectativa do serviço municipal de saúde é de que seja possível agilizar o tratamento e as medidas de proteção aos pacientes que tenham diagnóstico positivo.

Mais propostas
Além disso, a Unisc conta com uma série de iniciativas destinadas a ajudar a população, como a orientação em áreas como o Direito. Os serviços são disponibilizados para o público por meio de um grupo composto por professores e alunos da instituição. Confira outras iniciativas da Unisc:

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estudantes e professores da Unisc produzem sabão artesanal

Viseira protetora
A Unisc, em parceria com diversas empresas de Santa Cruz do Sul, como a Xalingo, está produzindo um equipamento de proteção individual (EPI) chamado de face shield (viseira protetora). A viseira é composta por uma folha de acetato, cortada a laser, que é anexada a um arco de plástico. Ao menos 2 mil peças já foram produzidas e distribuídas para servidores e serviços de saúde do Município. O equipamento é importante neste momento de pandemia porque cobre todo o rosto dos profissionais, evitando o contágio por aerolização.

Full face (máscara de mergulhador adaptada para ventilação não invasiva)
Outro recurso desenvolvido pela Unisc em parceria com a startup Owntec é a máscara full face, já testada por profissionais da saúde no exterior. Para idealizar esse projeto, os engenheiros da empresa transformam uma máscara de mergulho em uma máscara de respiração não invasiva (usada em pacientes que não necessitem ser entubados). As máscaras são projetadas para a utilização com todos os modelos de respiradores existentes, incluindo os mais simples.

Há dois modelos em fase de testagem neste momento: uma que funciona como EPI, para que os profissionais da saúde utilizem em procedimentos com maior risco de contaminação; a outra como aparelho de tratamento para pacientes com casos de insuficiência respiratória (extrema falta de ar). Os equipamentos estão agora sob análise do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e, na sequência, passarão por validação da Anvisa. A partir disso, será possível a sua comercialização.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Farmácia-Escola da Unisc produz 210 kg de álcool gel para o Hospital Santa Cruz

Máscara e jaleco com tecido que filtra bactérias
Professores da Unisc e técnicos do Hospital Santa Cruz desenvolveram um protótipo de máscara e jaleco produzidos, em sua maior parte, com tecido de uso hospitalar, chamado SMS. O material é hidrofóbico, ou seja, repele água, e tem propriedades que permitem a filtragem de grande parte das bactérias e partículas contidas no ar. Os modelos, que seguem os parâmetros da Anvisa e do HSC, já estão sendo fabricados por algumas empresas de confecção do município. Os equipamentos são descartáveis. No entanto, a equipe técnica do HSC busca formas de higienização que permitam uma reutilização segura dos materiais.

Tele Cuidado
A universidade ampliou a assistência em saúde a todos os municípios do Vale do Rio Pardo. A iniciativa oferece dois serviços para a população: o atendimento de Medicina para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e o acolhimento à pessoa idosa. Para isso, equipes de diferentes áreas mobilizaram-se para auxiliar nos esclarecimentos.

Publicidade

Médicos e acadêmicos
Médicos e acadêmicos concluintes da área estão à disposição da comunidade no período das 7 às 19 horas, diariamente, inclusive nos sábados e domingos. O objetivo é tirar dúvidas relacionadas ao novo coronavírus, realizar a triagem das pessoas que ligarem e dar o devido encaminhamento para os casos suspeitos. O contato pode ser realizado pelo telefone (51) 3717 7300, opção 2.

LEIA TAMBÉM: Unisc lança serviço em que esclarece dúvidas sobre o coronavírus por telefone

Acolhimento à pessoa idosa
Outro serviço disponibilizado pela Unisc é o acolhimento a pessoas a partir de 60 anos, que estão em situação de isolamento social. Realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania da universidade, ele é oferecido de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia, e das 14 às 18 horas. As pessoas que precisarem de auxílio podem ligar para o número (51) 3717 7300, opção 3.

Publicidade

Alimentação saudável
A Unisc também dá dicas sobre modos de vida saudáveis e alimentação. A iniciativa é coordenada pelo curso de Nutrição, dentro do projeto de extensão universitária. Por meio de mensagens via WhatsApp, o idoso recebe orientações sobre como a boa alimentação contribui para a saúde. O serviço será realizado toda segunda e quinta-feira. Para quem estiver interessado em se cadastrar, é só fazer o contato com o Sistema Integrado de Saúde (SIS) pelo telefone (51) 3717 7480, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.

Atendimento psicológico
Outro serviço que deve ser lançado nos próximos dias é o Tele-Psi, que consistirá no atendimento psicológico, especialmente para idosos, prestado por mestrandos e profissionais da área.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.