Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ESTIAGEM

Prefeitura de Santa Cruz vai aplicar multas por desperdício de água

Regar jardins e lavar carros, calçadas e telhados estão entre as ações passíveis de punição

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul vai multar cidadãos que forem flagrados desperdiçando água. A medida, que força o uso consciente do recurso no período de estiagem pelo qual o Estado passa, foi anunciada nesta quinta-feira, 23, pelo prefeito Telmo Kirst, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9.

De acordo com Kirst, as multas devem ser de cerca de R$ 900,00, podendo ser elevadas até R$ 3 mil, em caso de reincidência. Entre os usos da água citados pelo prefeito como passíveis de punição estão: lavar carros, regar jardins, lavar calçadas e telhados e abastecer piscinas. O decreto que permite a aplicação das multas está sendo finalizado e deve ter o texto completo divulgado nesta sexta-feira, 24.

“A comunidade precisa colaborar, ela está mais do que avisada e desperdiçar água num momento de estiagem é coisa criminosa. Porque água é saúde, é vida. Então, como tem gente que não entende, a gente estabeleceu esta parceria com a Corsan e vamos começar, sim, a fazer uma fiscalização bastante intensa, mais intensa do que já é, a partir de agora”, afirmou o prefeito.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeituras estabelecem multas para quem desperdiçar água

Sobre a situação do Lago Dourado, Telmo Kirst afirmou que o reservatório segue “valente”, abastecendo a cidade. “Tem bastante água lá ainda para captar, mas as pessoas têm que entender que não pode jogar água fora. Se nós formos conscientes, vamos passar por esta estiagem sem racionamento algum”.

Nesta semana, o superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), José Roberto Epstein, projetou que, sem chuva, o volume disponível do Lago Dourado só mantém o abastecimento de Santa Cruz por entre 30 e 40 dias. No entanto, a própria companhia já tem adotado medidas para melhorar a situação. Na entrevista desta quinta-feira, o prefeito de Santa Cruz afirmou que, com base nas previsões, espera chuvas intensas para maio, que podem amenizar a estiagem.

Publicidade

LEIA MAIS: Lago Dourado só tem água para abastecer Santa Cruz por mais 40 dias

Telmo critica fala sobre reajuste de tarifa

Nesta quinta-feira, 24, também em entrevista à Rádio Gazeta, o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz do Sul (Agerst), Auro Schilling, afirmou que o órgão vai propor reajuste de 4,41% na tarifa de água no município. Schilling destacou que o reajuste é anual, está previsto em contrato e tem como objetivo apenas atualizar os valores de acordo com a inflação.

Publicidade

Em sua fala na noite desta quinta, Telmo Kirst criticou o momento da divulgação deste índice. “Isso aqui não é momento da agência reguladora falar nesse assunto”, afirmou o prefeito. “Todo o mundo sabe que o aumento deriva de um contrato que nós assinamos. Sempre este reajuste deve vigorar a partir de julho. Até julho, ninguém sabe com certeza o que vai acontecer, então isto não é hora para gerar preocupações nas pessoas”, acrescentou.

LEIA MAIS: Tarifa da Corsan deve subir 4,41% em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.